Agora, os motoristas com 50 anos ou mais terão um novo benefício quando o assunto é a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A nova iniciativa reduz custos e reconhece a necessidade de equidade na distribuição de direitos. Entenda como funciona.
Com o avanço da proposta, os beneficiados poderão garantir isenção no pagamento da taxa de renovação da carteira de motorista.
O projeto sinaliza um avanço na forma como o Estado percebe e atende às necessidades de seus cidadãos mais experientes. Um apoio prático aos 50+.
Regra atual para a renovação da CNH
No cenário atual, a renovação da CNH impõe a todos os motoristas uma taxa uniforme de R$159,22, independentemente da sua idade. No entanto, há diferenças quanto ao período de renovação.
Enquanto os condutores abaixo dos 50 anos só precisam renovar sua CNH a cada década, aqueles entre 50 e 69 anos realizam o processo a cada cinco anos. Para os que têm mais de 70, a etapa é torna trienal.
Diante dessa realidade, surge uma proposta legislativa que, se aprovada, assegurará uma cobrança justa e proporcional para os idosos, ajustando a taxa de renovação de acordo com a validade efetiva de sua CNH.
Como fazer a renovação para idosos?
Os procedimentos para a renovação Carteira variam de acordo com o estado. Entretanto, o primeiro passo costuma ser agendar um horário de atendimento em uma das unidades do Detran.
Para realizar a efetuação do processo, é preciso ter em mãos alguns documentos. Geralmente, são pedidos original e cópia. Confira a lista a seguir:
- De um documento de identificação com foto e assinatura, como o RG;
- Da Carteira;
- Do CPF;
- De um comprovante de residência (conta de luz, fatura de cartão etc).