Os brasileiros terão que preparar o bolso para o novo ajuste nas contas de energia. Os valores, que em algumas casas chegam ao gasto médio mensal de R$ 150, vão aumentar. Saiba de quanto será o acréscimo e o que significa.
O reajuste, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é de 9,32%. A adequação vale para todos os clientes atendidos pela Neoenergia, residenciais ou comerciais.
Qual será o reajuste nas contas de energia?
Para os clientes de baixa tensão, o índice aprovado foi de 9,95%. Já os de média e alta tensão, como indústrias e comércio de médio e grande porte, a correção será de 7,78%.
Periodicamente, são efetuados ajustes no custo da eletricidade, levando em consideração fatores como a inflação.
Cinco formas de economizar energia
- Atenção ao tempo no banho
Por que não reduzir o tempo de banho para, no máximo, cinco minutos. Ao ficar tempo demais debaixo do chuveiro, você desperdiça água e consome energia elétrica em excesso.
- Escolha lâmpadas LEDS
É importante dar sempre preferência às lâmpadas LED. Isso porque elas consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais. Vale a pena repensar a trocar.
- Adquira aparelhos elétricos eficientes
Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Se puder, priorize aparelhos mais novos e com selo Procel de eficiência energética. Pesquise modelos e potências mais eficientes.
- Fique de olho no carregador de celular
Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver carregado. A medida evita acidentes domésticos, além de reduzir o consumo de energia elétrica.
- Utilize a geladeira com eficiência
Evite utilizar a parte de trás da geladeira ou do freezer para secar panos e roupas. Leve em consideração o estado da borracha de vedação e evite abrir a porta a todo momento.