Programa Voa Brasil vira alvo de GOLPE e governo emite um alerta

O Programa Boa Brasil está sendo usado para aplicação de golpe. Pensando em diminuir o número de vítimas, o Governo Federal emitiu um alerta aos brasileiros. Programa vai possibilitar a compra de passagens mais baratas.

Programa Voa Brasil vira alvo de GOLPE e governo emite um alerta
Programa Voa Brasil vira alvo de GOLPE e governo emite um alerta (Imagem: FDR)

Em março desse ano o Governo Federal anunciou o Programa Voa Brasil. Ele vai possibilitar a compra de passagens mais baratas. No entanto, tem sido alvo de golpe e atraído muitas vítimas.

Golpe do Voa Brasil

O golpe funciona da seguinte forma:

  • Um anúncio do Programa Voa Brasil é feito
  • Ao clicar nele, a pessoa é direcionada a um site falso
  • É solicitado um cadastro com uso dos dados pessoais, o que inclui o número do CPF
  • É exibida uma mensagem de que a o CPF “cumpre os requisitos para aderir ao Voa Brasil”
  • Após isso, algumas informações sobre os critérios são passadas à pessoa
  • Então, na página seguinte é solicitada a emissão de um boleto com pagamento em até 30 minutos
  • Esse pagamento seria relacionado aos “impostos, fiscalização da aviação civil e taxa de contribuição ao turismo brasileiro sustentável”
  • O sistema vai disponibilizar o pagamento via PIX ou cartão de crédito

Comunicado do Ministério dos Portos e Aeroportos

O grande detalhe é que o programa Voa Brasil ainda não foi lançado. Por isso o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) emitiu um importante alerta:

“Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) esclarece que o Voa Brasil, programa do Governo Federal que garantirá o acesso de parte da população brasileira a viagens aéreas com tarifas mais acessíveis, ainda está em ajuste final, motivo pelo qual ainda não existem regras definidas para participação no referido programa. Deste modo, alertamos que o Governo Federal e o MPor não estão realizando cadastro e nem solicitando valores para inclusão no programa”, informa o MPor.

Não acesse sites, nem baixe aplicativos, mesmo que nas lojas oficiais, enquanto o programa não for oficialmente lançado.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.