Titular do INSS ganha direito à indenização com valores surpreendentes

Boa notícia para o titular do INSS! Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social terão direito a ganharem uma indenização com valores surpreendentes. A medida faz parte de um projeto de lei aprovado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH)

Titular do INSS ganha direito à indenização com valores surpreendentes
Titular do INSS ganha direito à indenização com valores surpreendentes. (Imagem: FDR)

O PL prevê a incidência de multas para instituições financeiras que concedem empréstimo consignado sem a autorização do servidor público ou titular do INSS. A autuação pode chegar a 10% do valor indevidamente depositado e será revertida automaticamente em benefício do cliente afetado. 

Para conter práticas fraudulentas de informações ao titular do INSS, uma nova medida está em foco: a aplicação de multas às instituições financeiras envolvidas.

O crime de concessão de empréstimos não autorizados é particularmente problemático, levando a um endividamento excessivo, especialmente entre investidores e pensionistas.

Essa proposta de multa visa fortalecer a legislação já existente, oferecendo uma abordagem mais incisiva contra práticas lesivas que envolvem a concessão de empréstimos não autorizados, assegurando maior proteção ao titular do INSS.

O Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 1990), prevê multas e a devolução em dobro dos juros e encargos cobrados em operações não autorizadas.

Quais informações sobre o empréstimo consignado devem ser notificadas ao titular do INSS?

INSS CRIA NOVAS REGRAS PARA EMPRÉSTIMO CONSIGNADO E ESSA OBRIGAÇÃO JÁ ESTÁ VALENDO!

Vantagens do empréstimo consignado para o titular do INSS?

O crédito consignado do INSS apresenta algumas vantagens em relação a outros tipos de empréstimos, como:

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile