PIS/PASEP 2024 surpreende os trabalhadores com mudanças no valor e regras

Com o fim do pagamento do ano-base 2021, muitos trabalhadores têm se questionado sobre o repasse do abono salarial do PIS/Pasep em 2024. Mas, apesar de ainda não ter datas divulgadas, já se sabe que o repasse será referente ao ano de 2022.

PIS/PASEP 2024 surpreende os trabalhadores com mudanças no valor e regras
PIS/PASEP 2024 surpreende os trabalhadores com mudanças no valor e regras (Imagem FDR)

O valor do PIS/Pasep é determinado com base no salário mínimo do ano em que ocorre o pagamento. Logo, o valor a ser repassado em 2024 só será conhecido após o governo apresentar o salário mínimo para o próximo ano.

Quem tem direito ao PIS/Pasep?

Tem acesso ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos. É preciso, também, ter trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração.

Vale destacar a importância de averiguar os dados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). As informações são repassadas pelo empregador e devem estar atualizadas.

Os trabalhadores também devem checar o direito ao saque pelo site do governo federal. O processo ainda pode ser feito pelo portal Carteira de Trabalho Digital. A central Alô Trabalhador é um dos pontos de atendimento disponíveis.

Como consultar o PIS/PASEP pela Internet

  1. Acesse o site gov.br/pt-br/servicos/sacar-o-abono-salarial e clique em “Iniciar”;
  2. Selecione o botão “Entrar com Gov.br”
  3. Informe seu CPF e clique em “Continuar”;
  4. Informe a sua senha e pressione o botão “Entrar”;
  5. Na página principal do Portal Emprega Brasil, selecione o quadrado “Abono salarial”;
  6.  Certifique-se de que está selecionando o ano base correto e observe a coluna “Habilitado” para saber se você tem direito ao Pis 2023. Caso possa receber o benefício, verá o botão “Sim” no local.
  7. Para mais informações, clique sobre o ícone de olho, logo abaixo da coluna “Ações”.

YouTube video player
Vittoria FialhoVittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e vittoriaffialho@gmail.com.
Sair da versão mobile