Meu INSS: siga esses passos para solicitar sua aposentadoria online

Pontos-chave
  • O Meu INSS passou por uma atualização ganhando novas ferramentas;
  • Através do Meu INSS, o segurado do instituto consegue realizar o envio de documentos, sejam eles escaneados ou fotografados;
  • A requisição online da aposentadoria pelo Meu INSS já está disponível para os segurados.

Solicitar a aposentadoria online ficou ainda mais fácil. Com a implementação e recentes atualizações do Meu INSS, o segurado não precisa perder tempo enfrentando longas e demoradas filas nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social

Meu INSS: siga esses passos para solicitar sua aposentadoria online
Meu INSS: siga esses passos para solicitar sua aposentadoria online. (Imagem: FDR)

A requisição online da aposentadoria pelo Meu INSS já está disponível para os segurados que tenham atingido o tempo mínimo de contribuição, conforme estipulado pelo Governo Federal. 

No primeiro semestre deste ano, o Meu INSS passou por uma atualização ganhando novas ferramentas com o propósito de facilitar a vida dos segurados. A plataforma reúne uma série de informações sobre os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social. 

Através do Meu INSS, o segurado do instituto consegue realizar o envio de documentos, sejam eles escaneados ou fotografados, como no caso do atestado médico, o mais comum deles. 

Como solicitar a aposentadoria pelo Meu INSS

Serviços disponíveis no Meu INSS

Veja abaixa a lista de alguns dos serviços disponíveis pela plataforma:

Lembrando que ao fazer a solicitação de qualquer um dos serviços mencionados acima, o usuário consegue acompanhar todas as etapas do processo. Basta que ele salve o protocolo de requerimento, o qual também poderá ser fornecido em atendimentos tanto pelo site ou aplicativo, quando pela Central de Atendimento 135. 

Como emitir a carteirinha do Meu INSS+

Para emitir a carteira o segurado deve seguir estes passos:

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS;
  2. Na página inicial do aplicativo, clique no item ‘carteira do beneficiário’;
  3. Selecione uma foto para a carteira do beneficiário;
  4. Clique no quadrado informando que está ‘ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code’; em seguida, clique em ‘continuar’;
  5. Pronto, estará disponível a carteira do beneficiário.

O documento deve conter as seguintes informações:

A emissão da carteira será válida apenas para quem possui o benefício do INSS ativo e terá um QR code dinâmico, válido por 30 dias. O cartão foi desenvolvido pela Dataprev e faz parte da substituição ao papel. 

POR QUE O INSS ESTÁ LIGANDO PARA OS BENEFICIÁRIOS? ESSE MOTIVO AFETA TODOS OS BRASILEIROS!

Lista de descontos concedidos pelo Meu INSS+

Antes de mais nada, é importante reforçar que o Meu INSS+ pode ser usufruído por aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios da Previdência Social. A carteirinha virtual pode ser acessada pelo site ou aplicativo Meu INSS, através do ícone “Carteira do Beneficiário”. 

Os segurados do INSS que apresentarem a carteirinha em estabelecimentos parceiros do programa, têm direito a descontos em produtos e serviços. De acordo com o Banco do Brasil, tratam-se de ofertas dinâmicas, com cupons que podem ser modificados ou renovados de acordo com a negociação individual. Alguns dos descontos, são:

A lista completa e atualizada por ser conferida no site bb.com.br/minhapagina, com acesso pelo cadastro Gov.br. Correntistas da instituição podem conferir os benefícios no aplicativo.

Na Caixa Econômica Federal, somente correntistas têm acesso aos benefícios. O banco oferece condições especiais para o pagamento com cartões Caixa Elo, como:

Há outros benefícios que podem ser acessados conforme o serviço contratado pelo cliente, disponíveis no site caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/inss/.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile