Beneficiários do Bolsa Família, um dos programas mais relevantes de auxílio do Brasil, podem ter o benefício bloqueado por falta de atualização de dados. Mas existem meios para evitar o problema.
Vale explicar que o Bolsa Família está passando por um processo de verificação de sua base de dados. O objetivo é garantir que a relação do beneficiário com o programa seja mais eficiente.
Como identificar bloqueio do Bolsa Família
- O beneficiário do Bolsa Família é informado sobre o bloqueio através de notificações enviadas pelo aplicativo do programa.
- A chamada solicita que o titular atualize as informações cadastrais para evitar o cancelamento oficial. É importante ressaltar que a renovação de dados deve ser feita pelo menos uma vez a cada dois anos.
- O prazo de desbloqueio do benefício é de, em média, 90 dias. Após a atualização cadastral, a família volta a receber o auxílio normalmente.
Como atualizar o CadÚnico pela internet
É preciso ter em mãos o CPF e o documento de identidade registrado no sistema, como RG ou certidão de nascimento, para deixar o seu cadastro em dia no CadÚnico. A seguir, confira o passo a passo:
- Baixe o app do Cadastro Único (Android | iOS);
- Clique no botão “Entrar com gov.br”;
- Logue na sua conta Gov.br usando CPF e senha;
- Toque em “Atualização cadastral por confirmação”;
- Adicione novas informações ou confirme as atuais;
- Toque em “Enviar cadastro”.
Tem problemas de conexão com a internet? É possível contar pessoalmente com o suporte do CRAS e de postos de atendimento do CadÚnico.
Para encontrar o local mais próximo do seu endereço, basta acessar o portal Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania (MOPS) e realizar a pesquisa (aplicacoes.mds.gov.br).