Novo golpe do PIX realiza fraudes nas transações bancárias

Um novo golpe do PIX tem colocado as transações bancárias em risco. O foco está nas movimentações feitas pelo celular. O esquema intitulado de “Golpe da Mão Fantasma” consiste em alterar o destinatário do dinheiro. 

Novo golpe do PIX realiza fraudes nas transações bancárias
Novo golpe do PIX realiza fraudes nas transações bancárias. (Imagem: FDR)

Com o método utilizado no novo golpe do PIX, o criminoso consegue acessar o dispositivo da vítima e controlá-la sem que ela perceba. O diferencial fica por conta da fraude aplicada de modo automatizado. Desta forma, o hacker não precisa estar online operando o desvio em tempo real. 

Estimativas apresentadas pela empresa de segurança cibernética Kaspersky apontam que o novo golpe do PIX já tentou realizar quase seis mil vítimas no Brasil somente em 2023. O país é o quinto no ranking mundial de mais prejudicados por fraudes bancárias no celular, e líder em fazer vítimas pelo desktop. 

Como funciona o novo golpe do PIX?

Disfarce e Infiltração:

Estratégia de Infecção

Ataque Durante Transferências

Burlando Autenticações

FEZ UM PIX ERRADO? ENTENDA SE É POSSÍVEL CANCELAR UMA TRANSAÇÃO FEITA POR ENGANO

Como evitar o novo golpe do PIX?

Origem Confiável dos Aplicativos

Evitar permissões de acessibilidade

Autenticação Dupla para Segurança

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile