A partir do dia 12 de outubro, segurados do INSS poderão consultar a taxa de juros do consignado por meio do aplicativo do Instituto. A atualização deverá facilitar a organização financeira dos aposentados e pensionistas. Além deles, pessoas que recebem o BPC também poderão realizar a checagem online.
De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social, o objetivo é permitir que os beneficiários comparem as taxas de juros oferecidas pelas instituições financeiras. Outros serviços relacionados ao consignado também serão checados por meio do app do Meu INSS.
Confira quais serviços foram disponibilizados pelo INSS:
- Taxas de juros mensal e anual;
- Data em que o primeiro desconto em folha será efetuado;
- Custo Efetivo Total (CET) mensal e anual;
- Em caso de operação de portabilidade ou refinanciamento, será possível chegar o saldo devedor original;
- Valor do imposto sobre operações financeiras;
- Diária das taxas de juros para as seguintes operações: empréstimo pessoal consignado, cartão de crédito consignado e cartão consignado de benefício.
A novidade ajudará os beneficiários a tomarem decisões que auxiliem na saúde financeira, evitando o endividamento excessivo. O crédito consignado traz diversas vantagens para quem realiza sua contratação. As principais são:
- Taxas de juros reduzidas em comparação com as que são praticadas pelo mercado financeiro;
- Maior tempo de parcelamento;
- Desconto direto na folha de pagamento do benefício;
- Facilidade para contratação.
Atualmente, o limite estabelecido pelo INSS para a taxa de juros para o empréstimo consignado é de 1,91%. Já para o cartão de crédito consignado, esse índice sobe para 2,83%.
Apesar da possibilidade de checagem online, o Instituto orienta que os segurados e beneficiários devem ficar atentos no momento da contratação do consignado. Isso porque são os termos estabelecidos no documento como juros, parcelas e empréstimo concedido, que serão válidos na operação de crédito.
Saiba mais detalhes sobre o consignado do INSS neste link.