Renegociações pelo Desenrola Brasil tem data de encerramento anunciada

Desde quando foram lançadas as renegociações pelo Desenrola Brasil, em julho deste ano, o governo federal já anunciou os acordos tinham data para acabar. A expectativa é atender 70 milhões de pessoas, especificamente para a faixa 1 que começou os acordos em outubro são 32 milhões de consumidores.

Renegociações pelo Desenrola Brasil tem data de encerramento anunciada
Renegociações pelo Desenrola Brasil tem data de encerramento anunciada (Imagem: FDR)

As renegociações pelo Desenrola Brasil pretendem diminuir o número de inadimplentes no país. Uma das ações fez com que os bancos parceiros deixassem de inserir o CPF do devedor com débitos de até R$ 100 nos órgãos de proteção ao crédito. Com isso, 6 milhões de pessoas foram beneficiadas.

Em contrapartida, os bancos tiveram diminuição da carga tributária como recompensa. A dívida não deixará de ser cobrada, mas não pode “sujar” o nome do cidadão. Dessa forma, ele volta a ter crédito no mercado e pode movimentar a economia com cartão, locação de imóvel, empréstimo e outros.

Quando as renegociações pelo Desenrola Brasil terminam?

De acordo com o governo federal, as renegociações pelo Desenrola Brasil vão durar até o fim de 2023. Logo, os acordos com descontos que chegam a 90% do valor da dívida original poderão ser firmados até:

Consumidores com renda acima de dois salários mínimos e que pertencem a faixa 2, podem negociar seus débitos feitos exclusivamente nos bancos desde julho deste ano. Até setembro o número de contratos de dívidas negociados chegou a 2,22 milhões, segundo a Febraban.

Aqueles com renda abaixo de dois salários mínimos ou inscritos no Cadastro Único, estão tendo acesso aos acordos desde segunda-feira, 9 de outubro. Eles pertencem a faixa 1 e conseguirão parcelas as suas dívidas de até R$ 5 mil por 60 meses, com taxa de juros de no máximo 1,99% ao mês. 

Como fazer as renegociações pelo Desenrola Brasil?

A consulta dos valores pendentes, dos descontos concedidos e a da forma de pagamento vão depender da faixa que o consumidor está. Isso porque, as renegociações pelo Desenrola Brasil são feitas em plataformas diferentes:

Descubra como negociar online, clicando aqui! 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile