Governo anuncia NOVIDADE envolvendo o saque do FGTS para demitidos durante a pandemia

SãO PAULO (SP) — O Governo Lula estuda liberar o saque do FGTS para trabalhadores demitidos a partir de 2020 e que realizaram a adesão ao saque aniversário. A modalidade foi criada em 2019 e possibilita o saque anual de parte do Fundo de Garantia.

Governo anuncia NOVIDADE envolvendo o saque do FGTS para demitidos durante a pandemia
Governo anuncia NOVIDADE envolvendo o saque do FGTS para demitidos durante a pandemia. (Imagem: FDR)

Ao aderir ao saque aniversário o trabalhador abre mão de receber o saque do valor total do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Com isso, ele recebe apenas a multa rescisória.

O Governo Lula estuda um projeto que muda essa regra. Dessa forma, além dos trabalhadores que realizarão novas adesões, serão beneficiados os que realizaram o processo a partir de 2020.

O que mudará no saque aniversário do FGTS?

Até que todo o processo seja concluído, o formato praticado permanece igual. Atualmente, a modalidade de saque do FGTS libera parte dos valores depositados no fundo durante o mês aniversário do trabalhador. Esse pagamento só pode ser realizado uma vez ao ano.

Alguns bancos oferecem a antecipação do saque do FGTS. As condições variam de acordo com a instituição financeira. Já os valores são definidos com base no saldo que já está depositado no fundo.

Saiba mais detalhes sobre a modalidade de saque do FGTS neste link.

YouTube video player
Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile