Governo anuncia NOVIDADE envolvendo o saque do FGTS para demitidos durante a pandemia

O Governo Lula estuda liberar o saque do FGTS para trabalhadores demitidos a partir de 2020 e que realizaram a adesão ao saque aniversário. A modalidade foi criada em 2019 e possibilita o saque anual de parte do Fundo de Garantia.

Governo anuncia NOVIDADE envolvendo o saque do FGTS para demitidos durante a pandemia
Governo anuncia NOVIDADE envolvendo o saque do FGTS para demitidos durante a pandemia. (Imagem: FDR)

Ao aderir ao saque aniversário o trabalhador abre mão de receber o saque do valor total do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Com isso, ele recebe apenas a multa rescisória.

O Governo Lula estuda um projeto que muda essa regra. Dessa forma, além dos trabalhadores que realizarão novas adesões, serão beneficiados os que realizaram o processo a partir de 2020.

O que mudará no saque aniversário do FGTS?

Até que todo o processo seja concluído, o formato praticado permanece igual. Atualmente, a modalidade de saque do FGTS libera parte dos valores depositados no fundo durante o mês aniversário do trabalhador. Esse pagamento só pode ser realizado uma vez ao ano.

Alguns bancos oferecem a antecipação do saque do FGTS. As condições variam de acordo com a instituição financeira. Já os valores são definidos com base no saldo que já está depositado no fundo.

Saiba mais detalhes sobre a modalidade de saque do FGTS neste link.

YouTube video player
Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile