Próximo ao fim de ano com as festas de Natal, Ano Novo, reuniões entre amigos e familiares, e o tradicional amigo secreto, a venda de artesanato tem grande potencial para crescer. Quem é um pequeno artesão, mas ainda não pensou em investir no seu negócio, tem na Shopee a intermediação que precisa.
Para quem procura uma renda extra no final do ano, dar início a venda de artesanato pode ser uma opção. É claro que para isso vale ter o mínimo de habilidade com a produção artesanal, tudo aquilo que é feito com as próprias mãos. E para o negócio dar certo a divulgação e relação com o cliente são importantes.
Vale como artesanal os produtos que são feitos individualmente, e não em grande produção. Para quem está pensando em começar seu negócio algumas opções que podem ser inclusas na sua lista de possibilidades são:
- Velas aromatizadas;
- Papelaria personalizada;
- Doces;
- Crochê ou tricô;
- Trabalho em biscuit;
- Trabalho em feltro;
- Trabalhos em E.V.A;
- Personalização de objetos, como agendas, cadernos, chinelos, canetas, canetas, e outros.
Dados oficiais do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiros (Sicab) mostram que, somente em 2022, o número de artesãos mais que dobrou de janeiro a agosto. O setor representa aproximadamente 3% do Produto Interno Bruto (PIB) e movimenta cerca de R$ 50 bilhões por ano.
Como vender artesanato na Shopee?
Para aproveitar a onda de final de ano, quem pretende começar a vender artesanato na Shopee já deve criar a sua conta. Quanto mais produtos vendidos, e melhor a avaliação dos clientes, mais chances de conseguir freguesia. Por isso é importante se preparar para o início das festas de final de ano e as encomendas.
- Acesse o App ou site da Shopee;
- Clique em “Eu” e em seguida escolha “Venda na Shopee”;
- Agora escolha “Começar cadastro”;
- Selecione entre loja pessoal (CPF) ou loja empresarial (CNPJ);
- Preencha todos os dados pessoais e da loja;
- Concorde com os termos;
- Dê início ao gerenciamento da sua loja.