Moradores da Amazônia receberão BPC fora de prazo para reduzir o impacto das secas

O estado do Amazonas tem enfrentado o maior período de estiagem de toda sua história. Com isso, a locomoção, trabalho e economia da região têm sido atingidos. Diante do caso, o governo federal lançou um pacote de medidas como a antecipação do pagamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Moradores da Amazônia receberão BPC fora de prazo para reduzir o impacto das secas
Moradores da Amazônia receberão BPC fora de prazo para reduzir o impacto das secas (Imagem FDR)

Diante do estado de calamidade pública que foi reconhecido em mais de 50 municípios do estado do Amazonas, o governo federal resolveu se posicionar. Na última quarta-feira (4) o vice-presidente Geraldo Alckmin antecipou o BPC, o Bolsa Família e o pagamento do seguro-defeso nesta região.

A ideia é de que as pessoas mais pobres e que vivem em situação de vulnerabilidade possam ser ajudadas durante este período. Para isso, o pagamento do Benefício de Prestação Continuada que percorreria 10 dias em outubro, agora será pago no dia 25 para todos. 

Quem tem direito ao BPC no Amazonas?

Para receber o BPC que dá direito ao pagamento mensal de 1 salário mínimo, equivalente a R$ 1.320 hoje, o cidadão precisa:

O pedido acontece por meio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), de forma online e vai depender de perícia médica.

Como saber se vai terá o BPC antecipado?

A antecipação do BPC está permitida para os moradores das cidades que decretaram situação de calamidade pública. Até que este decreto perca a validade o pagamento acontecerá de maneira antecipada nesta região.

Para saber se o seu benefício continua ativo, o quanto vai receber e a data de pagamento basta:

O calendário de pagamentos completo do BPC para outubro pode ser consultado por aqui. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile