O estado do Amazonas tem enfrentado o maior período de estiagem de toda sua história. Com isso, a locomoção, trabalho e economia da região têm sido atingidos. Diante do caso, o governo federal lançou um pacote de medidas como a antecipação do pagamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Diante do estado de calamidade pública que foi reconhecido em mais de 50 municípios do estado do Amazonas, o governo federal resolveu se posicionar. Na última quarta-feira (4) o vice-presidente Geraldo Alckmin antecipou o BPC, o Bolsa Família e o pagamento do seguro-defeso nesta região.
A ideia é de que as pessoas mais pobres e que vivem em situação de vulnerabilidade possam ser ajudadas durante este período. Para isso, o pagamento do Benefício de Prestação Continuada que percorreria 10 dias em outubro, agora será pago no dia 25 para todos.
Quem tem direito ao BPC no Amazonas?
Para receber o BPC que dá direito ao pagamento mensal de 1 salário mínimo, equivalente a R$ 1.320 hoje, o cidadão precisa:
- Estar no Cadastro Único;
- Ter renda familiar de no máximo 1/4 do salário mínimo por pessoa da família;
- Ser idoso com mais de 65 anos;
- Ser pessoa com deficiência permanente.
O pedido acontece por meio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), de forma online e vai depender de perícia médica.
Como saber se vai terá o BPC antecipado?
A antecipação do BPC está permitida para os moradores das cidades que decretaram situação de calamidade pública. Até que este decreto perca a validade o pagamento acontecerá de maneira antecipada nesta região.
Para saber se o seu benefício continua ativo, o quanto vai receber e a data de pagamento basta:
- Acesse o Meu INSS e faça login;
- Na primeira página será informa qual benefício o cidadão recebe e se ele está ativo;
- No menu procure por “Extratos” e “Extrato de pagamentos”;
- Selecione o mês de outubro;
- Descubra o quanto vai receber e a data.
O calendário de pagamentos completo do BPC para outubro pode ser consultado por aqui.