Nota Fiscal Paulista autoriza ABATIMENTO no IPVA de 2024; saiba os detalhes

Uma das opções de uso dos créditos acumulados com a Nota Fiscal Paulista é o abatimento no valor do IPVA de 2024 (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotivos). A cobrança do imposto começa no mês de janeiro, e com esse sistema será possível economizar 100% do total do débito. 

Nota Fiscal Paulista autoriza ABATIMENTO no IPVA de 2024; saiba os detalhes
Nota Fiscal Paulista autoriza ABATIMENTO no IPVA de 2024; saiba os detalhes (Imagem: FDR)

A Nota Fiscal Paulista é um programa da Secretaria Estadual da Fazenda, seu objetivo é estimular a fiscalização dos empreendimentos do estado. Para isso, oferece aos consumidores uma recompensa, como o desconto no IPVA de 2024,  para que solicitem a emissão da nota fiscal a cada compra que fizerem.

Por meio da nota fiscal é calculado o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), uma tributação aplicada às empresas e recolhida pelo governo do Estado. Quando o documento fiscal deixa de ser emitido, o governo não consegue saber com exatidão os ganhos daquela empresa para calcular o imposto.

Isso significa que embora a Nota Fiscal Paulista seja benéfica para o consumidor, ela é tão benéfica – ou até mais – para o próprio governo do estado. Além da redução no valor do IPVA de 2024 também é possível acumular o saldo e trocar por dinheiro. O sistema devolve 30% do ICMS cobrado em cada compra. 

Para receber todos os benefícios é preciso ser um dos inscritos no programa. Quer dizer, informar o número do seu CPF e pedir a nota fiscal nos estabelecimentos não basta se o cidadão não tiver uma conta criada. O processo de criação é super simples e acontece no site da Secretaria de Fazenda.

Como usar os créditos da Nota Fiscal Paulista no IPVA de 2024?

Os consumidores inscritos na Nota Fiscal Paulista têm até o dia 31 de outubro deste ano para pedir o abatimento do IPVA de 2024 usando os créditos obtidos no programa. Não há limite de valor, quem acumulou quantia equivalente a toda a cobrança do imposto vai conseguir reduzir 100% do valor do IPVA. 

Por isso, para aqueles que têm esse objetivo é interessante dar início a essa prática de pedir o CPF na nota desde o início do ano para que em outubro some saldo suficiente para reduzir ao máximo o imposto. 

O procedimento funciona assim:

  • Acesse o site da Nota Fiscal Paulista;
  • Clique em “Acesso ao sistema”;
  • Agora, selecione “Consumidor” e informe número do CPF e senha de acesso. Depois, “Não sou um robô” e “Avançar”;
  • Ao acessar o painel na opção “Conta corrente” escolha “Utilizar Créditos”;
  • Selecione “Quitação ou abatimento no valor do IPVA”;
  • Preencha o número de Renavam do automóvel;
  • Finalize.

O veículo precisa estar no nome do titular da conta na Nota Fiscal Paulista. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com