- Carteirinha pdoe ser emitida pela internet
- Documento está disponível não apenas para os idosos
- Carteirinha substitui o documento de comprovaçã ode renda
Aposentados e pensionistas têm direito a nova carteirinha do idoso que dá acesso a diversos benefícios. Entre eles está ao desconto mínimo de 50% nas passagens de ônibus. A emissão é feita pela internet e de forma gratuita.
Desde maio desse ano é possível emitir a carteirinha do idoso, na verdade se chama Carteira Meu INSS. O recurso está disponível para os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social.
Ela funciona como uma espécie de clube de vantagens, onde os participantes têm acesso a diversos descontos. A ideia é que o documento funcione como um comprovante de que aquela pessoa recebe algum benefício do INSS, ou seja, substitui o comprovante que era impresso pelo portal.
“A carteira do beneficiário é um documento de comprovação de recebimento de benefícios do INSS e tem como objetivo facilitar o acesso à dados previdenciários úteis ao dia-a-dia dos segurados. Além disso, identificou-se a oportunidade de permitir que os segurados tenham acesso a benefícios e vantagens a serem oferecidos por meio de entidades públicas e privadas”, explica Ailton Nunes, coordenador-geral de sistemas e automação.
Carteirinha do idoso 2023
O documento apresenta as informações pessoais do beneficiário e QR Code ou código alfanumérico, usado para verificação da validade da carteira.
Os usuários desse documento têm acesso a descontos em descontos em cinemas; shows; academias; lojas; viagens; farmácias; telemedicina e diversos outros serviços. Só nas farmácias os descontos podem chegar a 70%.
“O cartão virtual Meu INSS+ representa mais cidadania, mais parceria, mais inclusão, mais qualidade de vida aos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS”, afirmou o ministro da Previdência, Carlos Lupi, durante o seu lançamento.
Inicialmente a parceria é entre o Banco do Brasil, que oferece benefícios até para quem não é correntista. E a Caixa Econômica, onde as vantagens são exclusivas aos correntistas.
“Nesse primeiro momento, a parceria será com Banco do Brasil e Caixa Econômica, mas vamos buscar outros bancos e entes públicos e privados para entrar no Meu INSS+”, acrescenta o presidente interino do instituto, Glauco André Fonseca Wamburg.
Você pode conferir os parceiros do programa através dos links abaixo:
Como emitir a carteira do beneficiário do INSS?
Para solicitar o documento tenha em mãos o número do CPF do beneficiário, então, só seguir os passos abaixo:
- Acesse o aplicativo Meu INSS;
- Na página inicial do aplicativo, clique no item ‘carteira do beneficiário’;
- Selecione uma foto para ser usada na carteira do beneficiário;
- Clique no quadrado informando que está ‘ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code’;
- Clique em ‘continuar’;
- Pronto, carteirinha estará disponível na tela.
Ela poderá ser acessada pelo aplicativo sempre que necessário, não é preciso fazer a impressão do documento, basta mostrá-lo na tela do celular quando for solicitado.
A carteirinha está disponível a todas as pessoas que recebem benefício do Instituto Nacional do Seguro Social, exceto Seguro-Desemprego Pescador Artesanal. Vale lembrar que: quem tem como comprar a renda não precisa desse documento.
Serviços gratuitos para quem tem 60 anos ou mais
No Brasil, qualquer pessoa que tem acima dos 60 anos tem direito a alguns serviços gratuitos, são eles:
- Gratuidade no transporte público municipal e interestadual
- Isenção do IPTU
- Limite de reajuste em planos de saúde
- Prioridade em processos judiciais
- Meia entrada em atividades esportivas, artísticas e culturais
- Prioridade em programas habitacionais
Além disso, as pessoas idosas têm direito à aposentadoria do INSS, mesmo aquelas que nunca contribuíram com o Instituto. Nesse caso, é concedido o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Vale lembrar que no último dia 1º de outubro foi comemorado o Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso, que marca a conquista de diversos direitos direcionados à essa população acima dos 60 anos.