Nesta semana o Banco do Brasil lança oficialmente uma ferramenta criada para atender aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). De acordo com a instituição este é um mecanismo inédito no setor bancário, e trará mais segurança e benefícios para este grupo.
De acordo com informações do Banco do Brasil, atualmente 5,5 milhões de aposentados e pensionistas do INSS recebem seu salário neste banco. Deste total, 2,3 milhões recebem por meio do cartão benefício, quando não há qualquer tipo de vínculo com instituição bancária, sem abertura de conta.
Quando o aposentado, pensionista ou segurado que acaba de ter seu benefício aprovado não informa uma conta bancária para receber o pagamento todos os meses, o INSS envia o cartão benefício. Com ele é possível fazer o saque do pagamento em um caixa eletrônico, mesmo sem vínculo com o banco.
A nova ferramenta que o Banco do Brasil anunciou para aposentados e pensionistas do INSS vai beneficiar tanto os correntistas, como aqueles que não têm vínculo com o banco. A ideia é deixar mais transparente possível a movimentação financeira do segurado por meio da consulta de extrato.
Hoje, segundo o Ministério da Previdência Social há pelo menos 37 milhões de pessoas recebendo benefício previdenciário. Desde salários que são temporários como auxílio doença e salário maternidade, até pagamentos permanentes como de aposentadoria e pensão por morte.
Ferramenta do BB para aposentados e pensionistas do INSS
Hoje, para consultar o seu extrato de pagamentos é preciso que os aposentados e pensionistas do INSS compareçam presencialmente em uma agência bancária. Agora, porém, com a nova ferramenta do Banco do Brasil este serviço ficará disponível de maneira online.
No último ano, a média mensal de consultas de saldos e extratos de benefícios nos canais físicos somou 4 milhões. Agora, essas pessoas terão a opção de acessar a versão online. Para isso, todos devem ter conta criada no Gov.br para o login, com nível de segurança prata ou ouro.
“A inclusão digital desse público é um passo importante, já que muitos enfrentam dificuldades com a distância e locomoção para chegarem até os pontos físicos de atendimento”, diz em nota o vice-presidente de Negócios de Governo e Sustentabilidade do BB, José Ricardo Sasseron, ao InfoMoney.
Para consultar basta:
- Clientes do BB: consulta direto no aplicativo do banco;
- Não clientes do BB: acesso na Plataforma Setor Público do BB.