Um anúncio realizado pelo presidente Lula trouxe alívio para diversas famílias brasileiras que necessitam de ajuda. Por meio de um empréstimo, o governante anunciou que deverá liberar mais de R$ 1 bilhão para 400 mil famílias de um determinado estado do país que precisam desse auxílio financeiro.
Os recursos serão disponibilizados para os moradores do Rio Grande do Sul. Neste mês, o estado foi severamente atingido por um ciclone extratropical que prejudicou diversos moradores. No total cerca de 107 municípios foram afetados pelas fortes chuvas e ventos que atingiram a região.
Durante o fenômeno natural, 50 pessoas morreram e mais de 400 mil sofreram com prejuízos financeiros após perderem móveis, carros ou até mesmo residências. Por isso, o Governo Federal decidiu liberar auxílio financeiro para a população do estado.
A medida foi anunciada nesta semana pelo presidente Lula, que viajou até a região, acompanhado da primeira-dama, para avaliar os estragos. Durante a agenda, o presidente se reuniu com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para detalhar quais as medidas necessárias para a retomada da normalidade no estado.
Lula destina recursos para o Rio Grande do Sul
Após a conversa, foi definida a necessidade da liberação de recursos para o estado. Para viabilizar a questão, o presidente Lula assinou duas medidas provisórias que liberam R$ 1 bilhão para os prejudicados pelo ciclone extratropical.
De acordo com o Governo Federal, os empréstimos serão concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e terão como público alvo empresários e produtores rurais que registraram perdas materiais em municípios que decretaram estado de calamidade após o fenômeno natural.
Ainda nesta semana, o presidente decidiu enviar uma comitiva formada por ministros e pela primeira-dama Janja para continuar avaliando medidas necessárias para a reestruturação do estado. Eles deverão visitar o Vale do Taquari, em Lajedo, região que foi mais afetada pelo ciclone.
Além da liberação de recursos, Lula destacou o trabalho realizado pelo Governo Federal para atender as demandas dos moradores do estado. O presidente confirmou que toda estrutura e recursos necessários para enfrentar as chuvas serão fornecidos.