De acordo com o Ministério da Previdência Social, pelo menos 37 milhões de pessoas recebem algum tipo de salário vindo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). E a partir desta segunda-feira (2) uma parcela deste grupo será surpreendido com o início de uma nova fase de depósitos.
O calendário do INSS é organizado com base em duas informações importantes. A primeira é o valor que cada segurado pode receber, se equivalente ao piso que é o mesmo usado como referência no pagamento de trabalhadores registrados acompanhando o salário mínimo do país. Ou, se é maior que o mínimo até o teto.
Em 2023, o teto de pagamentos da Previdência Social é de R$ 7.507,49, e quem tem acesso a este valor recebe a partir desta segunda-feira (2). Outro ponto determinante para o cronograma de depósitos e saques é o número final do benefício recebido pelo cidadão. A numeração tem dez dígitos.
A ordem é de nove números, o hífen e o número final, por exemplo: 123456789-0. Cada benefício recebe uma numeração diferente, isso significa que uma mesma pessoa que tem acesso a dois salários do INSS, terá que acompanhar duas numerações. Elas são intransferíveis e podem ser consultadas no aplicativo.
A cada dia útil do calendário um novo final de benefício é contemplado, vale o dígito que antecede o hífen. No caso daqueles que ganham até o piso, um grupo é contemplado a cada dia. Para quem recebe uma quantia superior ao piso e que chega até o teto, são dois grupos beneficiados por dia.
Nova fase do calendário do INSS
A partir desta segunda-feira (2), o calendário do INSS passa a contemplar três grupos por dia. Sendo um público que recebe salário igual ao piso, e dois que têm saldo superior ao mínimo. A quantia é depositada na conta corrente informada ao ter o benefício aprovado, e embora paga em outubro é relativa ao mês de setembro.
Para benefícios de até 1 salário mínimo:
- Final 1: 25 de setembro (já pago);
- Final 2: 26 de setembro (já pago);
- Final 3: 27 de setembro (já pago);
- Final 4: 28 de setembro (já pago);
- Final 5: 29 de setembro (já pago);
- Final 6: 2 de outubro;
- Final 7: 3 de outubro;
- Final 8: 4 de outubro;
- Final 9: 5 de outubro;
- Final 0: 6 de outubro.
Acima de 1 salário mínimo:
- Final 1 e 6: 2 de outubro;
- Final 2 e 7: 3 de outubro;
- Final 3 e 8: 4 de outubro;
- Final 4 e 9: 5 de outubro;
- Final 5 e 0: 6 de outubro.