Ao todo o Governo Federal autorizou a realização de concursos públicos em seis órgãos federais. A última publicação abre mais de 500 vagas de emprego de nível intermediário e superior em diversos cargos de quatro órgãos. Veja as informações já divulgadas.
Preocupado em recompor o quadro de funcionário públicos, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos acaba de autorizar mais quatro concursos públicos. Quatro órgãos federais serão contemplados com 520 vagas de emprego.
Meses atrás a ministra Esther Dweck já havia sinalizado a preocupação da sua gestão em recompor o funcionalismo público; para isso a estimativa é de que mais de 4,4 mil vagas sejam abertas.
“Desde o início do ano, o Governo Federal já autorizou cerca de 9 mil vagas para novos concursos públicos, contemplando 19 ministérios, o Banco Central e oito agências reguladoras, além da AGU”, afirma o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Novos concursos públicos federais autorizados
Confira abaixo os cargos que estarão disponíveis nos processos seletivos autorizados agora:
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)
- Analista Técnico-Administrativo – 190 vagas
- Engenheiro – 68 vagas
- Economista – 27 vagas
- Médico – 20 vagas
- Arquiteto – 14 vagas
- Arquivista – 16 vagas
- Estatístico – 12 vagas
- Técnico em Comunicação Social – 10 vagas
- Contador – 5 vagas
- Bibliotecário – 4 vagas
- Psicólogo – 2 vagas
- Técnico em Assuntos Educacionais – 2 vagas
Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)
- Analista Técnico-Administrativo – 50 vagas
- Economista – 10 vagas
Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO)
- Analista Técnico-Administrativo – 45 vagas
- Economista – 15 vagas
Ministério dos Povos Indígenas (MPI)
- Analista Técnico-Administrativo- 30 vagas
Cada órgão será o responsável pela organização e contratação da banca que realizará a seleção. Agora, as pastas têm até 6 meses para publicarem o edital, ou seja, até março de 2024; após isso, as provas devem ser aplicadas a partir de meses.
Na última quarta-feira, 27, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos já havia publicado a autorização dos concursos da Advocacia-Geral da União e do Ministério da Cultura.
Vale lembrar que o Governo ainda planeja realizar um Concurso Nacional Unificado, que também vai oferecer vagas em órgãos federais.