Solicite o benefício no INSS sem passar por perícia médica com estas DICAS

Novo recurso permite que cidadão solicite benefício no INSS sem precisar passar pela perícia médica. Com o atual sistema é possível ter o pedido aceito de forma mais rápida. Veja como utilizar essa função sem precisar sair de casa.

Solicite o benefício no INSS sem passar por perícia médica com estas DICAS
Solicite o benefício no INSS sem passar por perícia médica com estas DICAS (Imagem: FDR)

O Instituto Nacional do Seguro Social concede aos brasileiros diversos benefícios, entre eles o por incapacidade temporária (auxílio-doença). Em geral, todos os pedidos de benefício no INSS podem ser feitos sem a necessidade de ir até uma agência.

Com o Meu INSS é possível fazer pedidos, acompanhar o andamento dos processos, conferir os benefícios, fazer o cálculo da aposentadoria, entre outros recursos.

Como pedir por incapacidade temporária (auxílio-doença) sem perícia

Segundo o próprio INSS, é possível pedir o antigo auxílio doença sem precisar passar pela perícia médica presencial. Nesse caso, é feita a análise documental – o Atestmed, procedimento virtual.

O sistema ajuda quem solicita que não precisa se deslocar até uma agência; e possibilita uma aprovação mais rápida, em até 5 dias.

A documentação médica deve ter sido emitida há pelo menos 90 dias da data de requerimento do benefício e deve conter as seguintes informações:

IDADE MÍNIMA PARA MULHER SE APOSENTAR AUMENTOU: VEJA AS NOVIDADES ANUNCIADAS!

“Caso não seja possível conceder o benefício pela conformação dos documentos médicos ou odontológicos, será indicado ao cidadão que agende uma perícia presencial. O benefício não será indeferido com base exclusivamente na análise documental”, informa a Previdência Social.

Assim como os demais pedidos, os pedidos de benefício por incapacidade temporária podem ser feitos através do aplicativo. Pessoas de qualquer região do país podem fazer a solicitação virtual.

Para saber mais, acesse a página do INSS destinada ao assunto através do link.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile