Criado pelo Governo Federal, o FGTS Digital deverá facilitar as ações vinculadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O sistema, que segue em fases de testes, foi disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta semana para um dos grupos.
A partir de agora, todas as empresas que já tiveram seus dados incluídos no sistema do e-social podem utilizar o FGTS Digital. Essa etapa visa uma adaptação dos empregadores até que o sistema entre de fato no ar. Um cronograma de liberação já foi divulgado pelo Governo Federal.
Confira o calendário do FGTS Digital:
- 23 de setembro de 2023: Integração com base de dados do e-social
- 10 de novembro de 2023: Fim do período de testes
- 10 de novembro até 31 de dezembro de 2023: Preparação do sistema para entrada em produção
- 01 de janeiro de 2024: Entrada em produção e substituição dos sistemas Caixa
O que é o FGTS Digital?
O novo conjunto de sistemas foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de facilitar o cumprimento das obrigações de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Por meio dele, serão garantidos que os valores devidos aos trabalhadores sejam depositados individualmente em suas contas.
De acordo com o Governo Federal, o sistema online deverá eliminar burocracias, possibilitando a redução de custos operacionais e tarifas por meio da digitalização dos serviços.
A integração entre os dados que constam digitalmente e aqueles que são fornecidos de outra forma deverá facilitar o gerenciamento de informações.
Durante essa etapa de testes, os empregadores poderão verificar se as informações que constam no FGTS Digital estão de acordo com a realidade. As contribuições que estão no sistema são calculadas com base nos dados que constam no e-social. Por isso, a partir desta semana, as empresas que já realizaram essa etapa estão aptas a iniciar os testes do FGTS Digital.
Caso as informações estejam divergentes do que consta na folha de pagamento, o empregador precisará acessar o FGTS Digital para atualizar os dados referentes aos salários, descontos e informações adicionais. Após o reenvio, os cálculos referentes ao FGTS são refeitos e atualizados no sistema digital.