Empreender Envolve Mais do Que Força de Vontade. Saiba Como se Preparar

Não é segredo para ninguém que se empreender de sucesso requer muita determinação, força de vontade e, também, conhecimento.

É assim em qualquer lugar do mundo e, no Brasil, não poderia ser diferente.

Hà, porém, algumas coisas que podem tornar essa jornada um pouco mais segura, independentemente do segmento em que se deseje empreender.

Análise de mercado

Antes de começar qualquer tipo de negócio, é preciso fazer uma análise de mercado.

Quanto mais profunda for, melhor. Mas, mesmo quem não sabe muito bem como fazer isso, também pode conseguir chegar a algumas conclusões.

Se o segmento do empreendedor compete por preço, é preciso estar atento à proximidade com os concorrentes.

Exemplo: um eletricista quer abrir uma loja de equipamentos elétricos.

É interessante que ele faça uma busca na internet e veja quais são as outras lojas que estão próximas à localidade em que ele deseja atuar.

Os produtos desse segmento, geralmente, competem por preço, então a localidade influenciará muito nos resultados. 

Se o “vizinho” da frente vender um produto igual, porém, mais barato, dificilmente o empreendedor terá sucesso.

No entanto, se ele puder agregar serviços junto com a venda, poderá se destacar e, ainda, aumentar, muito, seu ticket comercial.

Nesse caso, é só fazer uma busca simples no Google: “eletricista perto de mim” e ele saberá como está o mercado na sua região, inclusive podendo solicitar orçamentos para descobrir se o que pretende praticar como preços e atendimentos estão dentro do que o mercado está disposto a pagar.

O mesmo vale para diversos tipos de segmentos e profissionais: encanadores, pintores, instaladores de telas de segurança e gesseiros, por exemplo.

Se o segmento do empreendedor compete por renome e credibilidade, será preciso investir muito em qualidade de atendimento e publicidade.

Nesse caso, é preciso ter em mente que tempo de mercado conta, e muito, a favor dos concorrentes.

Será preciso investir em publicidade para começar a se tornar conhecido e, nesse caso, o melhor tipo de propaganda é a feita por outras pessoas.

A ajuda de influenciadores pode ser importante, mas para obtê-la, é preciso destinar recursos consideráveis e constantes.

Contar com o depoimento de clientes também é de extrema relevância, mas para que isso funcione, é preciso ser impecável no atendimento e na solução de problemas.

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Um depoimento negativo pode ter um impacto 7 vezes maior do que um depoimento positivo, então, é preciso ter em mente que será preciso contar com a ajuda de bons profissionais e estar disposto a dar o seu melhor todos os dias.

Isso vale para inúmeros segmentos, mas especialmente para escolas, pet shops, creches de crianças e de animais, centros de convivência de idosos, clínicas diversas (médicas, odontológicas, fisioterapêuticas, psicológicas, etc), auto-escolas e todos os outros que, de qualquer forma, estejam relacionadas ao cuidado com seres vivos – sejam humanos ou não.

Análise financeira

Embora muita gente queira empreender, mas por falta de oportunidade no mercado formal, há, também, quem veja o empreendedorismo como a realização de um sonho ou um ideal de vida, estando disposto, inclusive, a sair do mercado tradicional e abrir mão do próprio emprego para dar início ao seu voo solo.

Não há nada de errado nisso, porém é preciso ser prudente antes de tomar decisões importantes, que possam impactar tanto no futuro próximo quanto no mais distante.

Quem já está empregado não deve sair abandonando o emprego antes de fazer contas.

Uma calculadora de salário pode ajudar a saber quais são os verdadeiros rendimentos mensais e anuais que estão sendo recebidos e uma boa e velha planilha será útil para contabilizar quais são as despesas mensais que não podem deixar de ser pagas.

Depois, é preciso analisar cuidadosamente qual será a estratégia utilizada no negócio para alcançar, no mínimo, o valor mensal que já tem sido recebido. 

Essa conta precisa ser feita com os pés no chão e, de preferência, levando em conta o cenário mais pessimista possível. Dessa forma, mesmo que tudo “dê errado”, o empreendedor não se arrependerá da decisão tomada.

Preparação Burocrática

A empolgação é a melhor amiga e a pior inimiga de muitos empreendedores. E, em alguns casos, pode ser um motor perigoso para o início do negócio.

Começar um negócio sem conhecer as regras burocráticas e o cenário econômico pode ser um “tiro no pé”

Antes de tudo, é interessante o futuro empreendedor verificar como estão suas condições para caso precise de ajuda financeira no meio da jornada.

Fazer uma consulta e verificar se há alguma pendência/dívida no seu nome;

Consultar os bancos para conhecer quais são suas linhas de crédito antes de escolher em qual deles abrirá conta;

Verificar, na prefeitura de sua cidade, quais são os impostos e taxas obrigatórios para a formalização do negócio;

Conversar com um contador para descobrir quais serão os custos mensais para a manutenção da empresa;

Verificar questões específicas relacionadas ao tipo de empreendimento em que se deseja atuar.

Em alguns casos, é preciso adquirir/contratar:

Entre outros.

Colocar tudo isso no papel é importante para não se surpreender com os custos do negócio depois de já ter iniciado.

Esse é um dos principais motivos de encerramento de empresas no Brasil, e um pouco de planejamento pode evitar que isso aconteça.

Motivação, ânimo e confiança

Diferentemente de quem tem um emprego convencional, o empreendedor não é orientado diariamente sobre suas tarefas. A rotina, quase nunca, é igual, e é preciso estar pronto para lidar com intempéries e surpresas constantes.

Para conseguir administrar um empreendimento, seja do tamanho que for, é preciso que o empreendedor tenha mais do que habilidades técnicas. É preciso estar devidamente preparado emocionalmente.

Quanto mais instável for a pessoa, mais dificuldades ela terá para superar os desafios da rotina empreendedora, então é preciso que haja bastante autoconhecimento para saber o que fará com que se mantenha motivada.

A maioria dos empreendedores deveria contar com o apoio de um psicólogo para administrar seus medos, frustrações e inseguranças. Isso os ajudaria a tomar decisões mais equilibradas e evitar agir por impulso em momentos importantes.

Para além disso, ter uma religião, seja ela qual for, também pode ajudar a manter a confiança e o otimismo nos momentos de maior aperto.

Começar o dia com uma mensagem positiva, vinda do horóscopo que passa na rádio, da oração televisionada pela manhã ou da leitura de um verso de algum livro inspirador, ajuda a ajustar o volante, antes de afundar o pé no acelerador.

Pode parecer bobagem para alguns, mas grandes empreendedores, reconhecidos em todo o mundo, exaltam o poder da meditação, da literatura de apoio, da fé, e de exercícios de higiene mental, como caminhada, corrida, pedalada ou escalada, por exemplo.

O contato com a natureza, ainda que não seja diário, também ajuda a lidar com o estresse.

É preciso que a mente se esvazie, pelo menos algumas vezes na semana, para que os pensamentos possam ser reorganizados e novas estratégias e soluções sejam desenvolvidas pelo empreendedor.

Para pensar fora da caixa é necessário que haja autocuidado, físico, mental, emocional e espiritual, senão a rotina desafiadora pode vencer, rapidamente, quem se lançou aos tubarões em uma jornada empreendedora no Brasil.

Vale a pena investir nas melhores raquetes de beach tennis e ir jogar vendo o sol nascer na praia, ou comprar um tênis de qualidade para fazer uma corrida no parque antes de começar a trabalhar.

Jogar aquele futebol com os amigos no fim de semana ou aproveitar o feriado para desbravar uma trilha no meio da mata é tão importante quanto todas as outras tarefas relacionadas à rotina do trabalho, seja qual for a área em que se decidiu empreender.

É comum que as pessoas esqueçam que, quando escolhem o empreendedorismo como segmento profissional, estão construindo um negócio sobre suas próprias cabeças. Se elas afundarem, tudo afunda junto. 

Quem construiria um edifício na areia?

A lógica é a mesma. 

É preciso estar estável e firme para conseguir criar uma empresa bem sucedida, seja ela uma grande companhia ou um trabalho individual.

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