Último lote da RESTITUIÇÃO do imposto de renda deixa mais de 1 milhão de contribuintes de fora

A consulta ao 5º lote da Restituição do Imposto de Renda 2023 já pode ser feita pelos brasileiros que entregaram a declaração. Centenas de contribuintes ficaram de fora dos lotes e precisam acessar o sistema para conferir quais são as pendências.

Último lote da RESTITUIÇÃO do imposto de renda deixa mais de 1 milhão de contribuintes de fora
Último lote da RESTITUIÇÃO do imposto de renda deixa mais de 1 milhão de contribuintes de fora(Imagem: FDR)

A Receita Federal paga nessa semana o 5º e último lote da Restituição do Imposto de Renda 2023. Ao todo, o sistema recebeu 43.481.995 declarações no período de março a setembro; desse total, 1.366.778 milhão de declarações caíram na malha fina.

Isso significa que a Receita Federal está precisou fazer uma análise mais cuidadosa do documento entregue pelo contribuinte.

Último lote da restituição do Imposto de Renda 2023

Na próxima sexta-feira, 29, a Receita vai fazer o pagamento para 1.261.100 contribuintes, para isso o investimento será de R$ 507.782.232,72. Recebem nesse 5º lote:

Para saber se foi contemplado, acesse a página oficial da Receita Federal; clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição“.

Malha Fina

Entre os principais motivos para o contribuinte cair na malha fina estão:

Caso tenha caído na malha fina, é necessário comprovar ao fisco as informações prestadas inicialmente.

Caso o contribuinte consiga fazer as correções necessárias, ele poderá ser restituído, caso tenha algum valro a receber.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile