Grandes empresas se juntaram para criar uma plataforma que oferece emprego aos jovens brasileiros. Iniciativa terá investimento milionário e deve impactar 600 mil jovens. Número de jovens no mercado de trabalho ainda é baixo. Conheça melhor essa novidade!
O Empodera, CI&T e Yduqs se uniram para criar a DEI Match, uma joint-venture (JV)*, iniciativa que pretende atingir 600 mil jovens pelos próximos 3 anos. A expectativa é preparar a população jovem que está em busca de emprego.
Iniciativa vai ajudar jovens a entrar no mercado de trabalho
A plataforma deve ser bastante completa, já que as empresas responsáveis por ela atuam em segmentos diferentes: O trio Empodera é uma plataforma de negócios inclusivos); a CI&T atua na área de tecnologia; e a Yduqs é a dona de Estácio e Ibmec.
Os participantes terão acesso a treinamentos, programas educacionais especializados e mentorias.
Segundo as empresas, o objetivo é “preparar, empoderar e direcionar” os jovens para o mercado de trabalho; para isso, o investimento feito pelos próximos 3 anos será de R$ 20 milhões.
A iniciativa deve alcançar 300 companhias, que poderão oferecer emprego aos jovens. A expectativa é de que DEI Match comece a funcionar em janeiro de 2024.
Redução do número de jovens no mercado de trabalho
Nos primeiros meses desse ano a Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego realizou uma importante pesquisa sobre o mercado de trabalho.
Os dados mostraram que os 207 milhões de habitantes do Brasil, 17% são jovens de 14 a 24 anos; no entanto, apenas 5,2 milhões dos jovens brasileiros estavam empregados.
O levantamento ainda mostrou que, entre os jovens sem ocupação profissional, 52% são mulheres e 66% pretos e pardos.
Outro dado bastante preocupante é relacionado aos que nem trabalham, nem estudam; nesse quesito o Brasil tem 7,1 milhões, sendo que 60% são mulheres e 68% são pretos e pardos.
* A joint-venture (JV) é um empreendimento resultado da parceria entre outras empresas.