Banco do Brasil emite comunicado IMPORTANTE afetando uso de serviço que será encerrado

As mudanças tecnológicas seguem afetando a rotina financeira dos brasileiros, que passaram a poder contar com diversas facilidades no dia a dia. Nesta semana, o Banco do Brasil emitiu um comunicado informando aos seus clientes que um dos seus serviços oferecidos pela instituição financeira deixará de existir.

Banco do Brasil emite comunicado IMPORTANTE afetando uso de serviço que será encerrado
Banco do Brasil emite comunicado IMPORTANTE afetando uso de serviço que será encerrado. (Imagem: FDR)

A decisão do banco foi tomada por conta do aumento do uso do Pix, que se tornou a forma de pagamento mais utilizada em todo o país. Com a facilidade de poder ser realizado de forma instantânea, o Pix tem conquistado cada vez mais brasileiros que têm deixado de utilizar outras formas de pagamento.

Qual serviço deixará de ser ofertado pelo Banco do Brasil?

Atento a essa mudança, o Banco do Brasil comunicou aos seus clientes que deixará de oferecer o serviço de DOC (Documento de Ordem de Crédito). O modo de pagamento era um dos mais populares no Brasil até o surgimento do Pix. Em 2022, a forma de pagamento instantânea foi responsável por 24 bilhões das transações financeiras realizadas no país.

Por isso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orientou que as instituições financeiras deixem de ofertar o DOC. Um limite para o fim da função foi estabelecido: 29 de fevereiro de 2024.

Dessa forma, o DOC tem sido encerrado em diversos bancos do país que já anunciaram publicamente a extinção do serviço. No Banco do Brasil, a data limite para a realização de transferências ou pagamentos via DOC será o dia 15 de outubro deste ano.

A decisão já foi comunicada aos clientes da instituição de modo formal e é válida tanto para pessoas que possuem contas na instituição, quanto para empresas que utilizam contas jurídicas do Banco do Brasil para os pagamentos e transferências. Depois desse período, o sistema não estará mais disponível para os clientes.

No entanto, o Banco do Brasil ressalta que as mudanças são válidas apenas para o DOC e não atingem outros serviços de pagamento que continuarão sendo oferecidos normalmente pela instituição financeira.

Dessa forma, as transferências via TED (Transferência Eletrônica Disponível) ou por meio do Pix continuam disponíveis para os clientes do Banco do Brasil.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile