CONCURSO do INSS convoca aprovados em 2022 divulgando selecionados

Realizado em 2022, o concurso do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) chegou a uma nova etapa nesta terça-feira (19). O certame, que já realizou a convocação de cerca de mil servidores, abriu um novo chamado para candidatos excedentes do edital.

CONCURSO do INSS convoca aprovados em 2022; Veja se você faz parte da lista
CONCURSO do INSS convoca aprovados em 2022; Veja se você faz parte da lista. (Imagem: FDR)

A notícia foi divulgada por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A pasta do Governo Federal autorizou o pedido de convocação de mais 250 candidatos de nível médio aprovados no concurso.

Esses novos servidores passarão a atuar no INSS como técnicos do Seguro Social. Atualmente, o Instituto conta com um grande déficit de funcionários causado por baixas no quadro de pessoal.

De acordo com o presidente do INSS, Alexandre Stefanutto, o total de servidores caiu de 42 mil para 18 mil funcionários. Com a convocação, parte dessa demanda será suprida.

A portaria que autorizou a convocação prevê que a nomeação dos novos funcionários está condicionada aos seguintes pontos:

Também ficou definido que a responsabilidade pela checagem prévia das condições para a nomeação deverá ser realizada pelo próprio Instituto Nacional do Seguro Social.

Concurso do INSS: novas convocações deverão ser realizadas

Além dos 1.250 novos funcionários que já foram chamados para assumir os cargos, a intenção do INSS é convocar mais cerca de 1.800. Dessa forma, o quadro de servidores ganharia um incremento de 3 mil pessoas, o que corresponde a um aumento de cerca de 15% no número de trabalhadores.

Segundo Stefanutto, esse quantitativo seria suficiente para atender a demanda atual do Instituto. Apesar da autorização, ainda não existe data para que esses candidatos assumam oficialmente os cargos para o qual foram selecionados.

Isso porque o processo de convocação, nomeação, efetivação e início dos trabalhos acontece de forma burocrática e costuma levar tempo. No entanto, os futuros servidores já estão sendo convocados pelo Instituto Nacional de Seguro Social.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile