O que é a margem do consignado do BPC? Entenda o impacto no seu salário

Na última semana o STF (Supremo Tribunal Federal) aprovou a volta do empréstimo consignado do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Com isso, idosos e pessoas com deficiência passaram a procurar o crédito nos bancos. Mas é preciso muita atenção, principalmente sobre a margem, para não se prejudicar.

O que é a margem do consignado do BPC? Entenda o impacto no seu salário
O que é a margem do consignado do BPC? Entenda o impacto no seu salário (Imagem: FDR)

Cinco bancos já deram início ao oferecimento de consignado do BPC. Para que o produto ficasse disponíveis foi preciso que o STF entendesse que o crédito para pessoas que recebem benefícios sociais é legal.

Consignado do BPC volta a ficar disponível

  • O partido político PDT entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra o empréstimo. Para o partido a oferta de empréstimo com desconto direto no benefício social é um estímulo ao endividamento.
  • Todos os ministros do STF entenderam o contrário, e validaram a legislação que permite esse tipo de débito. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) publicou a portaria regulamentando o crédito. Desde então, os bancos passaram a oferecer o consignado do BPC.
  • Cinco bancos já confirmaram a liberação do consignado para o BPC, são eles: Banco do Brasil, Mercantil, C6, Bradesco e Itaú Unibanco. Enquanto isso, a Caixa Econômica disse à Folha de S. Paulo que estava se adequando para retomada, assim como o PagBank.

Como funciona a margem do consignado do BPC?

  • Margem consignável representa o desconto no salário do cidadão, significa o quanto pode ser reduzido do benefício para pagar empréstimo.
  • O pagamento do empréstimo consignado tem desconto direto na folha de pagamento, por isso os bancos conseguem reduzir as taxas de juros porque as chances de receber o crédito são altas.
  • O consignado do BPC permite a consignação de 30% para empréstimo, ou seja, até 30% do valor de 1 salário mínimo pode ser reservado para pagamento do crédito. O que em 2023 significa desconto de R$ 396. Em outras palavras, o cidadão passa a receber 30% a menos para que consiga pagar o empréstimo.
  • Também são reservados 5% para cartão de crédito consignado, em que o valor da fatura também é descontado diretamente do salário. Desde que o total cobrado no cartão seja de até 5% do salário, ou seja, R$ 66. Se ultrapassar essa quantia o cliente terá que fazer o pagamento separado da fatura.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com