Uma única prova e cerca de 8 mil vagas de emprego em diversos órgãos. O Enem dos Concursos deve acontecer em breve e possibilitar que centenas de pessoas se tornem funcionários públicos federais. Veja mais detalhes.
No começo do próximo ano os concurseiros de plantão terão a oportunidade de participar do chamado “Enem dos Concursos”. O apelido foi dado ao Concurso Nacional Unificado porque ele vai acontecer simultaneamente em diversas localidades do país; além disso, as vagas de emprego serão em vários órgãos federais.
Ao todo, o Governo estima que 180 cidades brasileiras terão aplicação de provas. Vale lembrar que a lotação dos funcionários depende da localização das sedes dos órgãos participantes.
“Esse modelo unificado agiliza a contratação de servidores reconstruindo a capacidade dos órgãos após a perda de 73 mil servidores ao longo dos últimos seis anos”, explica o governo Federal.
Concurso Nacional Unificado
A estimativa do próprio Governo Federal é de que as provas sejam aplicadas no dia 25 de fevereiro de 2024.
O edital da seleção deve ser publicado até 20 de dezembro desse ano; atualmente a seleção está na etapa de adesão dos participantes, que vai até 29 de setembro.
Os candidatos passarão pela etapa de provas objetivas com conteúdos comuns a todos os candidatos; e provas específicas e dissertativas divididas em blocos temáticos
“Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de abril de 2024 e o início dos cursos de formação, entre junho e julho do ano que vem”, informa o Governo Federal.
A previsão do Governo Federal é de que o Enem dos Concursos tenha a seguinte divisão de vagas de acordo com as áreas:
- Políticas Sociais, Justiça e Saúde: 1.470
- Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação: 1.194
- Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário: 1.040
- Setores Economia, Infraestrutura e Regulação: 1.015
- Trabalho e Previdência: 940
- Dados, Tecnologia e Informação Pública: 895
- Nível Intermediário: 692
- Administração e Finanças Públicas: 580
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos criou uma área exclusiva para você tirar dúvidas sobre o processo seletivo, basta acessar o link.