Consignado com a MENOR taxa de juros do mercado? Listamos as melhores opções

Concedido para aposentados, pensionistas e funcionários públicos, o empréstimo consignado possui diversas vantagens em comparação a outros tipos de crédito. No Brasil, diversas instituições financeiras oferecem o benefício. Listamos as opções com as menores taxas de juros do mercado.

Consignado com a MENOR taxa de juros do mercado? Listamos as melhores opções
Consignado com a MENOR taxa de juros do mercado? Listamos as melhores opções. (Imagem: FDR)

Por ser descontado de forma automática na folha de pagamento do funcionário público ou do benefício de aposentados e pensionistas pelo INSS, o consignado tem risco zero para as instituições financeiras que oferecem esse tipo de empréstimo, possibilitando uma redução nas taxas de juros cobradas.

Recentemente, o INSS aprovou a liberação do consignado para beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é concedido para pessoas com deficiência ou idosos acima de 65 anos e que possuem baixa renda.

De acordo com o Instituto, durante o mês de agosto, quase 5,5 milhões de brasileiros receberam esse tipo de benefício que paga um salário mínimo para pessoas em vulnerabilidade social e econômica.

Como funciona o crédito consignado?

O consignado é descontado diretamente na folha salarial ou de benefício. Dessa forma, o valor cobrado pelo empréstimo é garantido para as instituições, sem risco de inadimplência.

Esse formato traz uma série de vantagens. Por ser uma operação com risco zero, o consignado tem as menores taxas de juros do mercado.

No último mês de agosto, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), aprovou a redução da taxa máxima de juros do empréstimo consignado para 1,91%, consolidando a operação como a que oferece mais vantagens para quem a contrata.

Outra vantagem está na facilidade para contratação, que pode ser realizada rapidamente, permitindo o saque do dinheiro solicitado com agilidade.

Além disso, os prazos de pagamento são prolongados, podendo chegar a até 120 meses em alguns casos. No entanto, algumas regras precisam ser respeitadas. Elas foram criadas para garantir que apenas parte da renda seja comprometida com o empréstimo.

Para quem recebe o BPC, por exemplo, apenas 35% da renda mensal pode ser designada para c pagamento do consignado.

Para outros casos, o limite legal é de 40%. A contratação é realizada diretamente com a instituição financeira escolhida pelo servidor, pensionista ou aposentado.

YouTube video player
Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile