CNH Social tem inscrição iniciada pelo DETRAN com mais de 1 mil vagas

Em vigor em todo o país, o programa da CNH Social oferece a oportunidade de que pessoas que não tem condições de pagar pelos testes práticos e teóricos do Detran possam obter a carteira de habilitação. Para este mês de setembro, mais de 1 mil vagas estão disponíveis.

CNH Social tem inscrição iniciada pelo DETRAN com mais de 1 mil vagas
CNH Social tem inscrição iniciada pelo DETRAN com mais de 1 mil vagas. (Imagem: FDR)

As oportunidades foram disponibilizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Norte e atenderão moradores do estado que possuem baixa renda e desejam obter sua primeira habilitação nas categorias A ou B.

Além disso, também serão beneficiados motoristas que já estão habilitados mas desejam mudar a categoria do documento para C, D ou E.

Como posso me inscrever no programa da CNH Social?

Os interessados em obter uma das oportunidades terão até o dia 25 de setembro de 2023 para manifestar esse desejo. As inscrições já estão abertas e deverão ser realizadas virtualmente por meio do Portal de Serviços do Detran do RN, disponível neste link.

Para ser selecionado e obter a CNH Social, é preciso cumprir alguns requisitos do órgão de trânsito. São eles:

Para os que já possuem a habilitação em alguma categoria, também são exigidos os seguintes pontos:

Quais os benefícios da CNH Social?

Tendo em vista que o objetivo do programa é promover o acesso a primeira habilitação para pessoas de baixa renda, todos os selecionados pelo programa terão as taxas e exames referentes à emissão do documento quitadas de forma gratuita.

Já os cursos teóricos e práticos exigidos para a emissão do documento serão oferecidos pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs), também sem a cobrança de taxas.

No total, estão sendo oferecidas 500 vagas para a categoria A de habilitação e outras 350 vagas para a categoria B. Já para a mudança de categoria, 150 vagas estão disponíveis por meio do programa.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile