Diversos bancos já oferecem a opção do PIX parcelado, mesmo antes de o Banco Central (BC) criar regras para esta prática. Cada instituição financeira atualmente opera essa modalidade de forma própria. Veja onde você pode utilizar essa modalidade.
O Banco Central já afirmou que pretende criar regras para o PIX parcelado; a ideia do BC é criar um modelo único. Enquanto isso, essa modalidade de pagamento já está disponível em algumas instituições bancárias. A criação de regras oficiais deve diminuir o risco de inadimplência.
Na Caixa Econômica Federal essa modalidade ainda não é oferecida aos clientes.
Bancos que realizam PIX parcelado
Itaú
O banco oferece a opção Pague Parcelado, onde o próprio cliente pode escolher a quantidade de vezes em que pretende dividir a operação e a melhor data para o pagamento. As taxas variam de acordo com o número de parcelas escolhidas pelo cliente.
No entanto, o Itaú realiza análise de crédito.
Santander
No Santander, o cliente pode dividir o PIX em até 24 vezes, sendo que as parcelas devem ser a partir de R$ 5 e o pagamento da primeira acontece em até 59 dias.
Bradesco
No Bradesco, existe a possibilidade de realizar a transação mesmo sem saldo em conta. Nesse caso, a taxa cobrada varia de acordo com o tipo de operação realizada.
Banco do Brasil
No Banco do Brasil, o empréstimo pessoal possibilita que o cliente divida o PIX, que tem taxas de acordo com o perfil o seu perfil.
Banco Pan
No Banco Pan, o cliente pode fazer o parcelamento de operações a partir de R$ 100 com pagamento em até 24 vezes.
Nesse banco também há análise de crédito, inclusive, o número de parcelas disponíveis depende dessa avaliação.
Não são apenas os grandes bancos com agências físicas que oferecem essa modalidade. Os bancos digitais também disponibilizam o PIX parcelado aos seus clientes; as regras e a forma de utilização do serviço variam de acordo com a instituição bancária.
Em alguns casos você pode até mesmo receber cashback ao realizar a transação.