Atenção! Consulta ao CadÚnico está disponível e ajuda a verificar duração do benefício

Milhões de pessoas correm o risco de ter seu benefício social bloqueado. O motivo é a falta de atualização no Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico). É exatamente neste ponto que fazer a consulta ao CadÚnico se torna tão importante, ajudando a manter o pagamento.

Atenção! Consulta ao CadÚnico está disponível e ajuda a verificar duração do benefício
Atenção! Consulta ao CadÚnico está disponível e ajuda a verificar duração do benefício (Imagem: FDR)

A consulta ao CadÚnico vai ajudar milhões de pessoas que estão na plataforma do Cadastro Único a acompanharem a atual situação dos seus benefícios. Este banco de dados é o responsável por selecionar as famílias em situação de vulnerabilidade social para que recebam ajuda do poder público.

A ajuda vem tanto em forma de transferência direta de renda, como no Bolsa Família e vale-gás, como em benefícios que concedem descontos, por exemplo o Tarifa Social. Há ainda, seleção para receber cestas básicas, fraldas, leite, itens de higiene, e outros, tudo dependendo da organização de cada prefeitura. 

Caso acredite que cumpre com os requisitos para acessar um desses auxílios, mas não esteja recebendo-o, a consulta ao CadÚnico pode ser interessante. Neste momento o representante da família vai conseguir verificar pontos como:

Como fazer a consulta ao CadÚnico?

A consulta ao CadÚnico é feita de maneira online, e por isso pode acontecer a qualquer tempo. Os interessados têm dois canais para isso, o primeiro é o aplicativo e o outro é a versão web, quer dizer, o site oficial. Existem também dois tipos de consulta, a completa e a simples.

Na completa é preciso fazer login com dados no Gov.br, e a outra depende apenas de informações pessoais para oferecer as informações desejadas. Confira como fazer em cada uma delas:

Consulta ao CadÚnico simples

Consulta ao CadÚnico completa

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile