Os aposentados, pensionistas e até mesmo quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) poderão antecipar um salário neste mês. A ideia do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é permitir que um público vulnerável consiga receber um benefício a mais, mas não é isento de cobrança no futuro.
Neste mês de setembro o INSS, com autorização do Ministério da Previdência Social, vai antecipar o pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais a moradores das cidades atingidas pelas fortes chuvas nos últimos dias no Sul do país. A ideia é que a medida possa beneficiar 706.619 pessoas dessas regiões.
O governo federal autorizou a liberação de R$ 728 milhões para ajudar o estado, depois que a passagem do ciclone extratropical deixou mais de 11 mil desabrigados e 47 mortes confirmadas. O dinheiro deve ser usado na compra de máquinas, liberação de auxílio financeiro, alimentos, e outros.
Especificamente o INSS deve desembolsar R$ 1,21 bilhão na antecipação de benefícios previdenciários e assistenciais no Rio Grande do Sul. Foram adotadas duas medidas voltada aos aposentados, pensionistas e segurados. A primeira é o adiantamento do calendário, e a outra o recebimento do salário extra.
“Vamos pagar benefícios extras para esses cidadãos, é um protocolo que o INSS adota, mas que foi adiantando para permitir que essas pessoas recebam salários extras para poder mitigar um pouco todos os custos que eles vão ter“, afirma o presidente do Instituto, Alessandro Stefanutto.
Como receber salário extra do INSS?
A antecipação de um salário extra no INSS está autorizado para todos os aposentados, pensionistas e quem recebe benefícios assistenciais ou temporários. Desde que residem em um dos 79 municípios do Rio Grande do Sul que decretaram situação de calamidade pública.
É importante dizer que a antecipação funciona como um empréstimo, e por isso precisará ser devolvido para a Previdência Social. As regras são:
- Segurado pode pedir um salário extra no mês de setembro;
- A solicitação deve acontecer no banco em que o benefício é pago;
- O dinheiro deve ser devolvido ao banco a partir do terceiro mês da opção, podendo ser parcelado em 36 meses sem cobrança de juros;
- Quando a pessoa faz a opção do benefício extra a análise é feita em 5 dias úteis;
- Existem casos em que o valor é liberado imediatamente quando há disponibilidade de dinheiro.
Quem não quiser o adiantamento tem a opção de receber o salário mais cedo, já que independente do valor ou número do benefício todos receberão em 25 de setembro.