INSS libera “salário extra” neste mês para todos os aposentados e pensionistas

Os aposentados, pensionistas e até mesmo quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) poderão antecipar um salário neste mês. A ideia do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é permitir que um público vulnerável consiga receber um benefício a mais, mas não é isento de cobrança no futuro.

INSS libera "salário extra" neste mês para todos os aposentados e pensionistas
INSS libera “salário extra” neste mês para todos os aposentados e pensionistas (Imagem: FDR)

Neste mês de setembro o INSS, com autorização do Ministério da Previdência Social, vai antecipar o pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais a moradores das cidades atingidas pelas fortes chuvas nos últimos dias no Sul do país. A ideia é que a medida possa beneficiar 706.619 pessoas dessas regiões.

O governo federal autorizou a liberação de R$ 728 milhões para ajudar o estado, depois que a passagem do ciclone extratropical deixou mais de 11 mil desabrigados e 47 mortes confirmadas. O dinheiro deve ser usado na compra de máquinas, liberação de auxílio financeiro, alimentos, e outros.

Especificamente o INSS deve desembolsar R$ 1,21 bilhão na antecipação de benefícios previdenciários e assistenciais no Rio Grande do Sul. Foram adotadas duas medidas voltada aos aposentados, pensionistas e segurados. A primeira é o adiantamento do calendário, e a outra o recebimento do salário extra. 

Vamos pagar benefícios extras para esses cidadãos, é um protocolo que o INSS adota, mas que foi adiantando para permitir que essas pessoas recebam salários extras para poder mitigar um pouco todos os custos que eles vão ter“, afirma o presidente do Instituto, Alessandro Stefanutto.

Como receber salário extra do INSS?

A antecipação de um salário extra no INSS está autorizado para todos os aposentados, pensionistas e quem recebe benefícios assistenciais ou temporários. Desde que residem em um dos 79 municípios do Rio Grande do Sul que decretaram situação de calamidade pública.

É importante dizer que a antecipação funciona como um empréstimo, e por isso precisará ser devolvido para a Previdência Social. As regras são:

Quem não quiser o adiantamento tem a opção de receber o salário mais cedo, já que independente do valor ou número do benefício todos receberão em 25 de setembro. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile