Bolsa do Povo atualiza o valor do Vale-Gás para os moradores de São Paulo

Durante a pandemia de Covid-19 não foi só o governo federal que se preocupou em criar políticas públicas. Em São Paulo, o governo do estado, naquela época comandado por João Doria, deu início ao Bolsa do Povo. Um dos benefícios inclusos no programa é o pagamento do vale-gás.

Bolsa do Povo atualiza o valor do Vale-Gás para os moradores de São Paulo
Bolsa do Povo atualiza o valor do Vale-Gás para os moradores de São Paulo (Imagem: FDR)

O Bolsa do Povo foi criado por meio da Lei nº 17.372, o seu objetivo é reunir um plano de ação com benefícios e projetos que possam atender as pessoas que vivem em vulnerabilidade social. Ao todo, são 17 tipos de benefícios pagos por meio do programa, como o vale-gás, Bolsa Trabalho, Viva Leite, e outros.

Embora tenha sido iniciado em 2020 como uma forma de combater a pobreza e a situação de vulnerabilidade potencializada pela Covid-19, o programa continua ativo. E na gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) atual governador de São Paulo, a ação continua ativa e oferecendo uma série de benefícios.

O objetivo do vale-gás era conceder uma parcela única por transferência no Bolsa do Povo para compra do botijão de gás de cozinha de 13 kg. Não é possível, porém, acumular o benefício estadual com o benefício federal que é pago a cada dois meses com valor de 100% da média nacional do botijão.

Reajuste no valor do vale-gás

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado é a responsável por gerenciar o pagamento do vale-gás, e dos demais benefícios pagos por meio do Bolsa do Povo. No último ano o valor repassado pelo auxílio gás  foi reajustado e passou a ser de:

A ideia é contemplar famílias na pobreza e extrema pobreza que não recebam o Bolsa Família (com renda por pessoa de até R$ 178) e inscritas no CadÚnico com dados atualizados.

Bolsa do Povo suspende vale-gás

Neste ano, embora o vale-gás continue sendo um dos benefícios do Bolsa do Povo, o pagamento foi pausado em fevereiro deste ano. A promessa do governo do estado era de que a quantia continuaria a ser paga no mês seguinte, em março.

No entanto, de acordo com uma reportagem do UOL, o governo de São Paulo se posicionou dizendo que ainda não há data para voltar a pagar o vale-gás. 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile