Entenda como funciona o estorno do pix pelo app do Nubank

As transações via PIX se tornaram comuns no dia a dia dos brasileiros. Sendo assim, receber um valor por engano pode acontecer em algum momento. Se você receber um valor e quiser devolver, saiba como fazer isso no Nubank.

Entenda como funciona o estorno do pix pelo app do Nubank
Entenda como funciona o estorno do pix pelo app do Nubank (Imagem: FDR)

O processo de devolução de valores é bem simples e prático, fazendo com que a devolução aconteça rapidamente.

Como devolver valores via PIX no Nubank

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que existe um tempo limite para devolver valores enviados através do PIX no Nubank. Desta forma, a orientação é fazer o estorno o mais rápido possível.

Para devolver valores via PIX faça o seguinte:

  • Abra o aplicativo do Nubank: Na página principal clique na opção “Conta” para ir parta área de movimentação financeira
  • Escolha a transação: selecione a movimentação relativa ao PIX que deseja estornar e clique sobre ela para ver mais detalhes
  • Faça o processo: vá na opção “Precisa fazer um estorno”
  • Clique no ícone de lápis para digitar o valor que quer devolver e confirme no botão roxo de “Reembolsar”;
  • Por fim, faça a confirmação da devolução 

Posso devolver valores após o prazo?

Existe um prazo determinado em que é possível devolver os valores. Se o tempo tiver acabado a dica é conferir o recibo da transação para encontrar a pessoa que o enviou, anotar os dados bancários e efetuar uma nova transferência.

Se os dados bancários do remetente estiverem protegidos, entre em contato com o seu banco através do chat do aplicativo, e-mail, ou telefone, para explicar o que aconteceu e resolver a situação.

Mandei um Pix errado. Dá para cancelar?

O cancelamento de uma transferência via pix só é possível em caso de agendamento, ou seja, se o valor ainda não tiver sido enviado ao destinatário.

A primeira coisa a se fazer depois de cometer o erro por engano é tentar entrar em contato com a pessoa que recebeu o valor. Ao fazer a transferência, o usuário tem acesso aos dados do recebedor, então é possível usar essas informações para encontrar o destinatário e pedir a devolução.

Se não resolver de boa-fé, a pessoa que fez o pix deve acionar o banco. Afinal, ele tem todos os dados da pessoa que recebeu e pode entrar em contato com a instituição na qual o recebedor tem conta, para que haja a devolução.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.