Criado pelo Governo Federal, o CadÚnico funciona como uma base de informações para definir quais brasileiros poderão ser encaixados nos programas sociais. O cadastro, que deve ser realizado pelas famílias, precisa estar sempre atualizado para garantir uma série de benefícios.
Entre as informações que devem estar presentes no cadastro estão questões como renda mensal, número de pessoas que moram no mesmo domicílio, escolaridade e até mesmo status de vacinação.
É por meio desses dados do CadÚnico que o Governo Federal realiza uma triagem dos brasileiros que precisam de algum tipo de benefício oferecido por meio de programas sociais como o Bolsa Família ou Minha Casa Minha Vida, por exemplo.
No entanto, como essa coleta de informações é realizada por cidade, os cadastrados também podem acabar recebendo benefícios fornecidos pelos governos municipais e estaduais, dependendo do local.
Confira alguns programas que utilizam as informações do CadÚnico:
- Bolsa Família
- Benefício de Prestação Continuada
- Tarifa Social de Energia Elétrica
- Minha Casa Minha Vida
- Carteira do Idoso
- ID Jovem
Para garantir o acesso aos programas, é necessário que os usuários que já fazem parte do CadÚnico mantenham as informações fornecidas sempre atualizadas.
É essencial que o governo seja informado toda vez que a família mudar de endereço ou receber novos membros, houver mudança de emprego ou até mesmo quando as crianças passam a estudar em uma escola diferente.
Para realizar essa atualização, a pessoa que foi cadastrada como responsável pela família deve comparecer até um CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) para informar das mudanças.
Nesse momento é importante que ela leve o CPF de todos os membros da família, além da documentação que comprove a alteração cadastral necessária.
Como saber se preciso atualizar o CadÚnico?
Para o beneficiário que não tem certeza ou não lembra os dados informados na hora do cadastro, é possível consultar as informações por meio do site do CadÚnico, disponível neste link. A consulta também pode ser realizada no aplicativo Cadastro Único.
Após acessar o sistema, o representante da família deverá clicar na opção consulta completa. Nela, será possível checar os dados informados e conferir se existe a necessidade de atualização.