Feriado ou dia útil? Descubra quais direitos de quem for trabalhar hoje (8)

Na última quinta-feira, 7 de setembro, foi comemorado o feriado nacional da Independência do Brasil. Nesta sexta-feira, 8 de setembro, milhões de pessoas voltaram a trabalhar. Mas ficou a dúvida sobre a legalidade do exercício no dia de hoje, já que muitas empresas emendaram e deram folga aos seus funcionários.

Feriado ou dia útil? Descubra quais direitos de quem for trabalhar hoje (8)
Feriado ou dia útil? Descubra quais direitos de quem for trabalhar hoje (8) (Imagem: FDR)

Quando acontece de um feriado ficar entre um dia útil e o final de semana é muito comum que haja emenda. Foi o que ocorreu no 7 de setembro que em 2023 caiu em uma quinta-feira, e por isso empresas públicas emendaram com a sexta-feira e deram folga aos seus funcionários.

Por isso, hoje (8) escolas, prefeituras, secretarias, órgãos do Detran, estão todos fechados. Para que esse fechamento fosse permitido por lei foi preciso que o governo municipal, estadual ou federal, dependendo de qual deles a instituição está ligada, tenha emitido um decreto declarando ser ponto facultativo. 

A grande questão, porém, sempre é para quem trabalha em empresas privadas. Como: lojas, supermercados, escritórios de advocacia ou contabilidade, imobiliárias, escolas de idiomas, academias, e tantos outros que possuem regras próprias de organização. 

Para quem trabalha nestes locais é preciso muita atenção, porque o feriado foi no dia 7 de setembro e por lei o trabalhador tem direito ao descanso. Quem for obrigado a trabalhar deve ser compensado com uma folga em outro dia. Sobre o dia 8 de setembro, a legislação traz outras normas.

Dia 8 de setembro é feriado ou dia útil?

O dia 8 de setembro é dia útil, mas atenção existem pontos importantes que precisam ser destacados:

Os bancos voltam a funcionar nesta sexta-feira (8), por isso quem tem boletos a vencer no dia de hoje deve pagá-los normalmente.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile