Dúvidas sobre o valor do PIS ano base 2022? Consulte agora quanto irá receber

Muitas pessoas estão com dúvidas relativas ao PIS ano base 2022. Entre as dúvidas estão qual o valor será pago e em quais datas. Sendo assim, confira as últimas informações sobre o assunto. 

Dúvidas sobre o valor do PIS ano base 2022? Consulte agora quanto irá receber
Dúvidas sobre o valor do PIS ano base 2022? Consulte agora quanto irá receber (Imagem FDR)

Ainda não foram determinadas pela Caixa as datas em que serão efetuados os pagamentos do PIS 2024, relativo ao ano-base 2022. Não se sabe também qual será o valor que será pago aos trabalhadores.

O que está causando esta situação no PIS 2024

A situação atual de demora na determinação de valores e do calendário do PIS/PASEP é decorrente da pandemia do coronavírus. Ela causou um intervalo de dois anos entre o ano-base e o período de pagamento.

O calendário do PIS do ano seguinte é, geralmente, liberado no mês de dezembro. No entanto, as datas de pagamento do PIS relativo ao ano-base 2022, assim como os valores que serão pagos, não foram revelados até agora.

A base para definir o valor do PIS/PASEP é o salário mínimo em vigência no ano de pagamento. Desta forma, o público só saberá o valor que será pago em 2024 quando o governo revelar o piso salarial de 2024.

É preciso destacar que a maior parcelado PIS 2022 será voltada para trabalhadores que exerceram atividades com carteira assinada no decorrer dos 12 meses do ano-base.

Quem tem direito 

Tem direito a receber o PIS ano-base 2022, aqueles que:

  • Tenham recebido até dois salários mínimos mensais em 2022;
  • Não tenham prestado serviços para pessoa física, o que exclui o direito ao abono salarial do PIS 2022 para empregadas domésticas;
  • Tiverem cadastro no sistema PIS/PASEP há no mínimo menos cinco anos;
  • Exerceram atividade remunerada com carteira assinada por pelo menos trinta dias durante o ano de 2022.

Os trabalhadores que se encaixam nas regras para recebimento do benefício precisam se atentar as informações oficiais divulgadas pelo governo. 

Atualizações a respeito do cronograma de pagamentos são revelados pelas autoridades competentes através dos canais oficiais de comunicação.

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), mais conhecidos pela sigla PIS/PASEP, são contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono salarial e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados. 

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.