A Uber anunciou recentemente que diversos carros que hoje fazem parte da lista de veículos autorizados a operar pelo aplicativo de transporte deverão ser excluídos em breve. A relação dos carros que não farão mais parte já foi disponibilizada pela empresa.
A mudança será válida para a categoria Comfort do aplicativo de transporte. No total, cerca de 30 modelos de carros não poderão mais transportar passageiros nesse tipo de corrida. A medida vale a partir do mês de janeiro de 2024. Dessa forma, a Uber continuará aceitando os carros até o final deste ano.
Confira a lista de carros que não serão mais aceitos pela Uber:
- CAOA Chery Tiggo 7 Pro
- CAOA Chery Tiggo 8 Pro
- Chevrolet Blazer
- Chevrolet Cobalt
- Chevrolet Joy Plus, com exceção da cidade do Rio de Janeiro
- Citroën C4 Pallas
- Citroën C5
- Fiat Bravo
- Fiat Doblò
- Fiat Grand Siena
- Fiat Idea
Além de estar entre os modelos autorizados, os motoristas também precisam ficar atentos ao ano de fabricação dos veículos. O critério é utilizado pela Uber para definir quais carros podem fazer parte da categoria Comfort.
Outras questões também devem ser atendidas pelos motoristas. A Uber define os seguintes pontos:
- Possuir ar-condicionado
- Ter 4 portas
- Capacidade de, no mínimo, 5 lugares
A empresa leva ainda em consideração a avaliação dos motoristas para escolher quais profissionais estão elegíveis para receber solicitações de viagens da categoria que costuma remunerar melhor do que a forma comum, o UberX.
A nota é obtida com base nas avaliações que os motoristas recebem ao final de cada viagem. Essa classificação também é válida para os passageiros, que também são avaliados pelos motoristas após a corrida.
A nota exigida para a categoria Comfort varia de acordo com a cidade em que os motoristas trabalham. Para a maior parte das capitais, a classificação precisa ser superior a de outros locais. Além disso, é preciso que os profissionais estejam dentro dos seguintes critérios:
- Já ter realizado mais de 100 viagens na plataforma
- Avaliação de, no mínimo, 4,85 para as cidades de Brasília, Caxias do Sul, Curitiba, Joinville, Londrina e Porto Alegre
- Nas demais cidades, o critério é ter avaliação igual ou superior a 4,80