Nota Fiscal MEI pode ser emitida de forma SIMPLIFICADA pelo celular

Neste mês, o MEI (microempreendedor individual) teve que enfrentar uma grande e importante mudança na emissão de notas fiscais. Agora, as notas seguem um padrão único para todo o país. Diante disso, aprenda aqui a como emitir suas notas de forma simplificada pelo celular.

Nota Fiscal MEI pode ser emitida de forma SIMPLIFICADA pelo celular
Nota Fiscal MEI pode ser emitida de forma SIMPLIFICADA pelo celular (Imagem: FDR)

Antes da mudança, cada cidade do país tinha o seu modelo particular de nota fiscal. Isto resultava em diversas legislações e formatos diferentes. 

Com a chegada do novo modelo, o objetivo é unificar o documento e disponibilizar recursos tecnológicos para os municípios, as empresas e também para o próprio emissor da NFS-e, facilitando o processo para todas as partes envolvidas.

Emitindo a nota fiscal através do celular 

A partir deste mês, os MEIs poderão usar o aplicativo NFS-e Mobile para emitir suas notas fiscais. O processo é bem simples:

Estou com dúvidas! O que fazer?

Caso o empreendedor fique com dúvidas no momento de emitir sua nota fiscal eletrônica, ele poderá entrar em contrato com a Receita Federal ou com o Sebrae através dos canais de atendimento. 

É possível entrar em contato através do e-mail, ou ligar para a Central de Atendimento Sebrae no número 0800 570 0800. Além disso, também é possível consultar o portal online do Sebrae.

MEI

MEI é a sigla para microempreendedor individual. Esta foi uma categoria criada como forma de regularizar a situação dos trabalhadores informais, como por exemplo, os motoristas de aplicativo, cabeleireiros, fotógrafos, jornalistas, doceiros, valet de estacionamento, chaveiros, entre outros.\

Todo MEI deve pagar mensalmente o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). O valor a ser pago varia de acordo com a natureza do negócio.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile