Neste mês, o MEI (microempreendedor individual) teve que enfrentar uma grande e importante mudança na emissão de notas fiscais. Agora, as notas seguem um padrão único para todo o país. Diante disso, aprenda aqui a como emitir suas notas de forma simplificada pelo celular.
Antes da mudança, cada cidade do país tinha o seu modelo particular de nota fiscal. Isto resultava em diversas legislações e formatos diferentes.
Com a chegada do novo modelo, o objetivo é unificar o documento e disponibilizar recursos tecnológicos para os municípios, as empresas e também para o próprio emissor da NFS-e, facilitando o processo para todas as partes envolvidas.
Emitindo a nota fiscal através do celular
A partir deste mês, os MEIs poderão usar o aplicativo NFS-e Mobile para emitir suas notas fiscais. O processo é bem simples:
- Faça o download do aplicativo NFS-e Mobile na App Store ou no Google Play;
- Com base nos dados da configuração e dos serviços preenchidos no site, entre no aplicativo usando sua a conta gov.br ou com seu login e senha;
- Clipe em “Emitir NFS-e”;
- O campo CPF/CNPJ do cliente é opcional.
- Escolha o serviço prestado;
- Insira o valor;
- E Pronto! Sua nota será emitida
Estou com dúvidas! O que fazer?
Caso o empreendedor fique com dúvidas no momento de emitir sua nota fiscal eletrônica, ele poderá entrar em contrato com a Receita Federal ou com o Sebrae através dos canais de atendimento.
É possível entrar em contato através do e-mail, ou ligar para a Central de Atendimento Sebrae no número 0800 570 0800. Além disso, também é possível consultar o portal online do Sebrae.
MEI
MEI é a sigla para microempreendedor individual. Esta foi uma categoria criada como forma de regularizar a situação dos trabalhadores informais, como por exemplo, os motoristas de aplicativo, cabeleireiros, fotógrafos, jornalistas, doceiros, valet de estacionamento, chaveiros, entre outros.\
Todo MEI deve pagar mensalmente o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). O valor a ser pago varia de acordo com a natureza do negócio.