Lula se pronuncia sobre CHUVAS no RS liberando auxílio para as vítimas

Desde segunda-feira (4) o estado do Rio Grande do Sul (RS) vive uma situação muito crítica devido a passagem de mais um ciclone extratropical, e fortes temporais. As autoridades já confirmaram 27 mortes, o que tem preocupado o governo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou.

Lula se pronuncia sobre CHUVAS no RS liberando auxílio para as vítimas
Lula se pronuncia sobre CHUVAS no RS liberando auxílio para as vítimas (Imagem: FDR)

Foi confirmada a visita de uma equipe montada pelo governo federal para prestar socorro ao estado do Rio Grande do Sul. À pedido de Lula devem comparecer representando o petista, os ministros do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o ministro da Comunicação, o gaúcho Paulo Pimenta.

O governador do RS, Eduardo Leite, informou ainda que foi solicitada ajuda da Defesa Civil Nacional e o apoio das Forças Armadas já que muitos resgates estão acontecendo por vias aéreas. O maior número de mortes foi registrado na cidade de Muçum, região central, com 15 óbitos.

Além da confirmação de falecimento dos moradores da região, a Defesa Civil do estado também informou que há pelo menos 5 mil pessoas desabrigadas. Elas estão sendo acomodadas em ginásios, escolas, igrejas e outros. Também há pedidos para doação de cestas básicas, agasalhos e itens de higiene. 

O fato do presidente Lula enviar seus ministros e equipe e não comparecer pessoalmente foi mal visto por alguns. Colunista do GZH, jornal local, Rosane Oliveira chamou o comportamento do chefe da União de “incompreensível”, e afirmou que Lula terceirizou a prestação de socorro no estado.

Benefícios do governo Lula para os atingidos no RS

Segundo o próprio governador do estado, Eduardo Leite, será preciso aguardar os fortes temporais passarem antes de fazer o pedido por recursos. Tudo porque, “somente quando a situação estabilizar poderemos ter um levantamento dos danos causados e fazer encaminhamentos“.

No entanto, considerando outros cenários semelhantes no próprio Rio Grande do Sul e em outras regiões do país, alguns benefícios do governo Lula devem ser confirmados em breve. Tanto ações do próprio poder público, como garantias que já estão previstas em lei, como:

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile