Governo cria pacote de incentivos para a EDUCAÇÃO pública; veja os benefícios

Em mais uma edição do programa Conversa com o Presidente, criado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foram trazidas novidades. Pela primeira vez um ministro foi chamado para o bate papo, e o escolhido foi Camilo Santana, ministro da Educação. Juntos, os governantes fizeram promessas para o setor.

Governo cria pacote de incentivos para a EDUCAÇÃO pública; veja os benefícios
Governo cria pacote de incentivos para a EDUCAÇÃO pública; veja os benefícios (Imagem: FDR)

Para Lula, os indicadores de melhora na economia e por consequência na qualidade de vida do trabalhador vão continuar. Na ocasião, antes de falar sobre os próximos investimentos para a educação o presidente comemorou junto ao apresentar Marcos Uchôa os mais recentes dados.

Como a taxa de desemprego que ficou abaixo de 8% no último trimestre encerrado em julho, sendo o melhor índice desde 2014. Além do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre deste ano que ficou maior do que o esperado por especialistas do mercado.

“Nós vamos, definitivamente, provar que é possível cuidar desse povo com carinho, com chamego, e fazer com que as pessoas vivam num país mais decente”, afirmou o presidente durante a conversa. Lula convidou o ministro da Educação, Camilo Santana, para que juntos fizessem algumas promessas de governo. 

Este setor sofreu com fortes críticas nos últimos meses, devido ao interesse de implementar um novo modelo para o Ensino Médio. A proposta, na verdade, surgiu no mandato de Michel Temmer em 2017 e virou lei em 2018, mas seria colocada em prática neste ano. O governo recuou após as críticas. 

Mais investimentos prometidos para a educação

Durante a conversa com o presidente que aconteceu na terça-feira (5), Camilo Santana confirmou o investimento público no Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate). Um tipo de sistema que garante o acesso a educação de pessoas que vivem em regiões mais afastadas dos centros.

Com um reajuste de 16% foram liberados mais R$ 100 milhões para o Pnate, fazendo com que o total da verba repassada pelo governo federal para estados e municípios chegue perto dos R$ 900 milhões este ano. Também foi anunciada a compra de mais ônibus escolares.

“Aproximadamente 4,6 milhões de crianças serão atendidas. Já no dia 10, vamos fazer o novo repasse. Cerca de 4.985 municípios e cidades serão beneficiados”, destacou o ministro da Educação.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile