Aposentados do INSS celebram ADICIONAL salarial pago neste segundo semestre

Uma boa notícia chega para os aposentados do INSS  (Instituto Nacional do Seguro Social), com a promessa de um aumento significativo de 25% em suas aposentadorias. Este reajuste é direcionado a segurados aposentados por invalidez, incapazes de continuar trabalhando devido a problemas de saúde ou acidentes.

Aposentados do INSS celebram ADICIONAL salarial pago neste segundo semestre
Aposentados do INSS celebram ADICIONAL salarial pago neste segundo semestre. (Imagem: FDR)

Para aproveitar esse aumento, os aposentados do INSS com renda reduzida que se enquadrem nesse critério devem tomar uma providência específica. É necessário entrar em contato com o instituto e solicitar a revisão de seu benefício. Dessa forma, poderão receber 125% do valor original de sua aposentadoria.

É crucial destacar que o adicional de 25% não possui limitação em relação ao teto da Previdência Social. Desta forma, os aposentados do INSS têm direito a esse aumento, independentemente do valor do benefício, inclusive quando se trata de aposentadorias no valor do salário mínimo. 

No entanto, é importante notar que esse aumento não é transferido para a pensão por morte após o falecimento dos aposentados do INSS. É fundamental compreender que não há prazo de decadência para solicitar esse adicional, pois não se trata de uma revisão do benefício. 

Mesmo aqueles aposentados do INSS que já recebem salários previdenciários há mais de dez anos, ainda é possível requerer o aumento de 25%. Caso o instituto negue o pedido, é viável buscar assistência jurídica. Será necessário fornecer atestados médicos que comprovem a necessidade de ajuda permanente de terceiros.

URGENTE: INSS VOLTA A LIBERAR BENEFÍCIO SEM PERÍCIA MÉDICA E REGRAS SÃO ATUALIZADAS

Como os aposentados do INSS podem aumentar o benefício?

Para os aposentados do INSS, o processo de solicitação é bastante descomplicado. É necessário obter um atestado médico e encaminhá-lo ao órgão federal por meio do aplicativo gratuito. O app é compatível com dispositivos Android e iOS (iPhone) e pode ser adquirido na App Store e na Play Store nos seguintes links:

Essa alternativa evita as extensas filas em todo o país. A ideia também é proporcionar conforto aos beneficiários e contribuir para resolver os desafios enfrentados devido às longas esperas.

Reforçando que, para os aposentados do INSS garantir o adicional de 25% requer uma etapa crucial: a avaliação médica do INSS, um serviço central oferecido pelo órgão. Contudo, enfrenta sérios desafios de tempo de espera e disponibilidade em todo o país.

Por outro lado, houve uma recente simplificação na Previdência Social em relação ao Auxílio Acidente, tornando mais fácil sua concessão a quem tem direito. Agora, qualquer pessoa que deseje solicitar o auxílio acidente do INSS pode fazê-lo com facilidade, sem sair de casa.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile