A Receita Federal já se prepara para o pagamento do 5º lote da restituição do Imposto de Renda. Este será o último pagamento feito para os contribuintes que entregaram a declaração em 2023.
O pagamento do 4º lote foi feito pela Receita Federal na última quinta-feira (31). Agora, quem ainda não foi contemplado ainda tem uma oportunidade, o 5º lote da restituição do imposto de Renda, que será pago nesse mês de setembro.
Parte dos contribuintes que seriam contemplados com a restituição no 4º lote acabou não recebendo por causa de falhas da Receita Federal.
Quando será liberado o 5º lote da restituição 2023?
Segundo as informações da Receita Federal, o pagamento do 5º lote será feito no dia 29 de setembro. E a consulta dos contemplados deve ser liberada uma semana antes, ou seja, em 22 de setembro.
Para consultar se você será contemplado, basta acessar a página oficial e fazer o login utilizando o seu número de CPF, data de nascimento e selecionando o ano de exercício.
Ainda não foi informado o número de contribuintes contemplados. No penúltimo lote, o 4º, 6.118.310 pessoas receberam a restituição, esse foi o maior número de pagamentos feitos.
O pagamento acontece sempre seguindo uma ordem de prioridade, conforme abaixo:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
- Contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;
- Utilização da declaração pré-preenchida e/ou opção por receber a restituição via Pix;
- Demais contribuintes.
Caí na malha fina, e agora?
Quando uma declaração é emitida, ela é analisada e as informações prestadas pelo contribuinte são comparadas com as fornecidas pelas entidades; como instituições financeiras e planos de saúde.
Quando há alguma diferença entre as informações, a declaração acaba passando por uma análise mais detalhada; a chamada malha fina.
Isso não quer dizer que a declaração esteja errada, mas, que poderá ser solicitado que o contribuinte comprove alguma informação.
Nesses casos, o pagamento da restituição não é feito enquanto as comprovações não são feitas. Se esse é o seu caso, é bom se apressar, pois, esse é o último lote de pagamento da restituição em 2023.