INSS autoriza consulta de seus benefícios pelo CPF; veja o passo a passo

Para verificar se o seu benefício está em andamento para ser pago, além da descrição completa da aposentadoria, pensão ou auxílio, o segurado pode consultá-lo. A verificação pode ser feita pelo número do benefício no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), ou usando o CPF.

INSS autoriza consulta de seus benefícios pelo CPF; veja o passo a passo
INSS autoriza consulta de seus benefícios pelo CPF; veja o passo a passo (Imagem: FDR)

Para cada benefício concedido ao trabalhador, o INSS libera uma sequência numérica com dez dígitos. Essa numeração serve para identificar a aposentadoria, auxílio ou pensão, mas varia dependendo do tipo de salário concedido. Isso significa que um mesmo cidadão pode ter mais de um número.

Quer dizer, se a pessoa acumular dois benefícios previdenciários terá acesso a dois números de benefícios. Eles servirão, principalmente, para consultar informações e detalhes do seu pagamento. O último dígito, aquele que antecede o hífen, por exemplo, é usado na organização do calendário de pagamentos.

Mas por se tratar de um número extenso é tipicamente comum que o segurado esqueça da sequência. Diante disso, o INSS dá a opção de que a consulta seja feita por meio do número do CPF, facilitando esse procedimento. Existem três canais que permitem a consulta pelo número do CPF.

Como consultar benefício do INSS usando o CPF?

O aposentado ou pensionista pode consultar o seu benefício do INSS no site, aplicativo ou por telefone. Nas três opções basta informar o seu CPF para ter acesso a informações desejadas, inclusive o número do benefício.

Consulta no APP

Consulta no site

Consulta por telefone

A Central de Atendimento funciona de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile