Feriado de 7 de setembro: veja os horários de funcionamento dos bancos e agências do INSS

Pontos-chave
  • Saiba como fica o funcionamento no feriado de 7 de setembro
  • Entenda mais sobre esta data

Nesta quinta, 7, é feriado da Independência do Brasil. Sendo assim, o funcionamento dos bancos, do INSS e de alguns serviços será alterado. Confira abaixo todos os detalhes e se programe para aproveitar o feriado.

Feriado de 7 de setembro: veja os horários de funcionamento dos bancos e agências do INSS
Feriado de 7 de setembro: veja os horários de funcionamento dos bancos e agências do INSS (Imagem FDR)

A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822.

O que abre e o que fecha no feriado de 7 de Setembro

Bancos 

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) as agências bancárias de todo o país estarão fechadas pra atendimento presencial. No feriado, operações instantâneas, como o PIX, além dos pagamentos nos cartões de débito e crédito, operam normalmente.

Já na sexta, 8, o atendimento será normal em todas as agências bancárias do país. Por fim, sábado, 9/9, e no domingo, 10, as áreas de autoatendimento dos bancos ficam disponíveis aos clientes, bem como os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas.

“Os canais digitais dos bancos, como internet e mobile banking, são uma alternativa para a realização de transferências e pagamento de contas. Atualmente, 7 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais”, disse, segundo o Inteligência Financeira Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O pagamento de boletos e as transferências via TED serão processadas somente na sexta, 8.  As contas de consumo (água, energia, telefone, entre outras) e carnês com data de vencimento no dia 7, podem ser pagas na sexta, 8, sem acréscimos.

“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, mas caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, disse Faria.

INSS

As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também não vão funcionar na quinta. Diferente dos bancos, as agências do instituto podem estar fechadas na sexta, 8, caso seja decretado ponto facultativo pelo governo federal.

O público poderá contar com os atendimentos remotos através da internet e telefone normalmente nestes dias.

O segurado pode realizar serviços pelo aplicativo ou site Meu INSS, além de contar com a Central Telefônica 135.

Bolsa de Valores 

No feriado, não haverá negociações na B3 em nenhum segmento, tanto no de renda variável como no de títulos públicos federais. Grande parte das corretoras de investimentos também deve paralisar as operações neste dia.

As negociações e o registro de ativos na bolsa de valores brasileira voltam em  expediente normal na sexta (8), das 10h às 17h, para o pregão regular.

Correios 

No feriado, as agências dos Correios estarão fechadas. Entre às 9h e 17h acontece um plantão nas agências dos aeroportos Internacional de Guarulhos, Antônio Carlos Jobim (Galeão) e Santos Dumont, nas capitais paulista e fluminense.

Já na sexta, 08, as agências abrem normalmente e terão expediente normal, com entregas de encomendas e postais.

Feriado de 7 de setembro 

A independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822, quando, supostamente, d. Pedro (futuro d. Pedro I) proclamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulodeta forma, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e se consolidou como nação independente.”

A data é considerada um momento importante para a memória dos brasileiros e, sendo assim, deve ser comemorada. 

É fácil reconhecer tamanha importância da data pelo fato de ser um feriado nacional e um dos três feriados que cederam acontecimentos marcantes da história brasileira, juntamente com o Dia de Tiradentes e o Dia da Proclamação da República.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile