Os beneficiários do Bolsa Família estão sendo vítimas de golpes envolvendo o pagamento do 13º salário. Se você é um dos milhões de beneficiários do programa social, saiba o que vem acontecendo e como evitar cair no golpe envolvendo datas de pagamento.
O Bolsa Família é o principal programa social do governo federal. Agora, os beneficiários deste programa, que são muitos, vem caindo em um golpe envolvendo o 13º salário. Sites que se passam como oficiais estão coletando os dados daqueles que acessam a plataforma para roubar suas informações.
Este tipo de furto ocorre diariamente em diversos sites da internet. Isto acontece devido à baixa segurança do servidor ou até mesmo por ter sido criado pelo usuário de má-fé. Na maioria das vezes, os cidadãos nem imaginam que estão tendo as suas informações furtadas na internet.
Portanto, é fundamental que você mantenha os seus dados em sites confiáveis e de preferência sites estatais. Todos os sites que você pode confiar do governo possuem .gov em seu navegador. Ou seja, se o termo .gov está incluído em seu navegador, é provável que seja um site em que você pode confiar.
Para que você evite cair em um golpe, saiba que o governo não vai solicitar seus dados do Bolsa Família através de um site. Isto porque os seus dados já estão inscritos no Cadastro Único. Confira mais bandeiras vermelhas que podem levar à insegurança dos cidadãos inscritos no programa social.
Bolsa Família não solicita dados em sites; veja como evitar o golpe digital
Inicialmente, é necessário lembrar que o aplicativo Caixa Tem vem sendo responsável pelo pagamento dos beneficiários do programa. Esta foi a maneira encontrada para evitar as grandes filas da Caixa Econômica Federal. Desta forma, os cidadãos tem acesso ao valor de maneira rápida, prática e segura.
É fundamental manter os seus dados atualizados no Cadastro Único. Um dos principais motivos pelos quais algumas pessoas estão sendo expulsas do programa é a falta de atualização cadastral. Portanto, assim que possível, revise os dados inseridos e evite que a sua família não tenha uma renda mensal.