O que é Abono Salarial?

Pontos-chave
  • O abono salarial é pago uma vez por ano;
  • A Caixa e o BB são responsáveis por repassar o benefício;
  • É preciso trabalhar com carteira assinada para receber o benefício.

Todos os anos o Ministério do Trabalho e Emprego divulga a liberação de recursos necessárias para o pagamento do abono salarial. A quantia é distribuída em parcela única, mas demora em torno de seis meses para contemplar todos os trabalhadores. Descubra quando você passa a ter direito ao benefício.

O que é Abono Salarial?
O que é Abono Salarial? (Imagem: FDR)

O pagamento do abono salarial é feito por dois bancos diferentes. A Caixa Econômica que libera o PIS (Programa de Integração Social) para quem atua na rede privada. E o Banco do Brasil responsável por transferir o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) o benefício para quem é funcionário público.

O que é o abono salarial?

O abono salarial funciona como uma espécie de 14º salário. Um pagamento adicional, além das doze remunerações tradicionais do ano, e do 13º salário que também é pago no final de ano. A quantia funciona como um rendimento extra liberado para os trabalhadores que vivem na condição de baixa renda. 

Para ter acesso a quantia é preciso que o cidadão seja registrado em carteira de trabalho por uma empresa que é contribuinte do PIS e PASEP. Isso significa que trabalhadores rurais e empregados domésticos não têm direito de receber a quantia. O Jovem Aprendiz também não pode sacar o benefício.

Quem tem direito ao abono salarial?

Tem direito de receber o abono salarial todo trabalhador regular que atuou durante o ano-base, o ano usado como referência para calcular os contemplados. Em 2023, foram selecionados todos aqueles que no ano de 2021 cumpriram com as seguintes regras:

Para consultar se tem direito ao benefício acesse o App Carteira de Trabalho Digital.

Como calcular o abono salarial?

Para calcular o abono salarial o Ministério do Trabalho usa como referência o valor do salário mínimo do ano de pagamento. O mínimo a ser recebido é por um mês de serviço que é equivalente a 1/12 do salário mínimo. A quantia vai subindo conforme o número de meses trabalhados aumenta, 2 meses dá direito a 2/12 do piso nacional e assim por diante.

Em 2023 esse cálculo funciona assim:

MUDANÇAS NO CADASTRO ÚNICO: GOVERNO COBRA NOVOS DOCUMENTOS E REGRAS NO CADÚNICO

Como receber o abono salarial?

Para receber o abono salarial é preciso cumprir com os requisitos mencionados, e principalmente ter tido todos os seus dados inclusos na declaração enviada ao governo federal. Será dessa forma que o poder público vai reconhecer quem tem direito ao PIS/PASEP e liberar a quantia.

Prazo de pagamento

O pagamento é feito com base no mês de nascimento do trabalhador para o PIS, e no final do benefício para o PASEP. Em 2023, o calendário se encerrou em julho, isso significa que o dinheiro já foi liberado para todos os contemplados. Mas, quem ainda não recebeu tem até 28 de dezembro para sacar nos bancos.

O governo dá até o fim de dezembro para o saque do abono, e quem perdeu o prazo limite tem até 5 anos para fazer o resgate do valor. Neste caso será preciso aguardar o início do próximo calendário para receber o benefício.

Documentos necessários

Os documentos necessários para o saque do abono salarial do PIS/PASEP são:

Onde sacar o abono salarial

O local para sacar o abono salarial vai depender do tipo de benefício recebido pelo trabalhador. Isso porque, o PIS é pago em diferentes canais do PASEP. Confira:

PIS:

PASEP:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile