Vai em algum show ou grande evento? Confira dicas para PROTEGER seu cartão e seus dados bancários

Atualmente para ir em um show ou grande evento é necessário ter bastante cuidado com a segurança. Casos recentes levantaram o alerta sobre os furtos e roubos de celulares, cartões e até dados bancários. Veja como se proteger.

Vai em algum show ou grande evento? Confira dicas para PROTEGER seu cartão e seus dados bancários
Vai em algum show ou grande evento? Confira dicas para PROTEGER seu cartão e seus dados bancários (Imagem FDR)

O caso mais recente aconteceu no último sábado, 26, durante a apresentação do Dj Alok, na praia de Copacabana; na ocasião 500 pessoas foram presas por furto. Fatos como essa apontam para a necessidade de se proteger em show ou grande evento.

Nessas situações há muitas pessoas aglomeradas, o que aumenta o risco de perda ou furto de smartphones, que geralmente estão com os dados bancários, o que pode ser um perigo.

Como se proteger em show ou grande evento?

Se você está se preparando para ir a algum evento com grande número de pessoas, é bom se preparar e se proteger com as nossas dicas:

  1. Não entregue o seu cartão à outra pessoa

Isso quer dizer que, na hora de fazer o pagamento, não permita que outra pessoa pegue o seu cartão.

Prefira que você mesmo faça a aproximação ou o insira na maquininha.

  1. Não deixe que outras pessoas vejam suas senhas

Quando for digitar sua senha, tampe o visor para impedir que pessoas próximas a vejam.

  1. Cuidado ao realizar transações via PIX

É comum que nas festas a transação seja feita através da maquininha, confira sempre o valor na tela e confirme os dados da conta em que você fará a transação. Jamais dê o seu telefone na mão de um desconhecido para ele inserir os dados.

Se você for vítima de algum roubo ou furto, o primeiro passo é manter a calma, mesmo que isso seja difícil. Dito isso, é importante comunicar à instituição bancária responsável pelo seu cartão e conta, eles devem bloquear os cartões e emitir novos.

Se você perder o celular ou os dados estiverem vinculados a alguma aparelho eletrônico, o ideal é tentar formata-lo remotamente, isso pode ser feito por um especialista.

É importante também se lembrar que, em casos em que você perde os documentos, é necessário registrar um boletim de ocorrência (BO). Isso impede que seus dados sejam utilizados.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile